O Basquete Transforma SC segue levando a cultura do esporte pelo Estado e a cidade da vez é Blumenau. Neste sábado, dia 9, será reinaugurada a quadra da modalidade 3×3 no Parque Ramiro Ruediger. A partir das 10h será possível entrar no universo do esporte com apresentações culturais e um campeonato organizado pela própria comunidade.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Blumenau é uma das três cidades contempladas com a segunda etapa do projeto. Nela, ocorre a revitalização de espaços destinados à prática do basquete, dando uma repaginada no ambiente, como a pintura da quadra e a troca das cestas, para aproximar o esporte dos catarinenses.

No evento do Parque Ramiro Ruediger estão confirmadas as atrações DJ Nnay Beats, MC Felipe Segmento, MC Sergio Arrazão e Mc Príncipe Negro. No dois evento serão entregues brindes com o selo do projeto, para os participantes.

A primeira quadra revitalizada pelo projeto foi em Florianópolis, no bairro Rio Vermelho. No dia 16 deste mês será a vez de Joinville receber um novo espaço, ao lado da Associação dos Moradores do Bairro Itinga (Amorabi). A Federação Catarinense de Basketball (FCB), patrocinadora do projeto, promove as iniciativas do Basquete Transforma SC em cidades onde já existem movimentos do esporte.

Continua depois da publicidade

– O basquete 3×3 tem uma cultura particular, totalmente vinculado ao basquete de rua e sempre penso que as iniciativas devem acontecer onde já existe uma cultura presente. O blumenauense tem esse sentimento de amor pelo basquete – comenta o ex-atleta de Blumenau e atual vice-presidente da FCB, Sérgio Carneiro.

> Projeto Basquete Transforma SC valoriza o potencial do esporte catarinense

Entre os grupos de apaixonados pelo basquete está o Ramiro 3×3. Formado por 50 pessoas com idades variadas, eles praticam o esporte há cerca de 10 anos e há cinco se juntaram para buscar melhorias para o espaço no parque. Durante o processo de revitalização, eles ganharam voz no projeto para que o espaço tenha mais a cara de quem já faz uso do espaço.

– A partir do momento em que ficamos sabendo da reforma, fizemos o contato com as entidades responsáveis para que pudéssemos dar nossas ideias e eles passaram a incluí-las na reforma. Assim, quem ganha é a comunidade e o basquete como um todo – explica Diego Roberto Barth, que faz parte do Ramiro 3×3, que está organizando um campeonato para marcar a revitalização do espaço.

De acordo com o secretário de esportes de Blumenau, Ricardo Echelmeier, o espaço é para todos os cidadãos e os benefícios são em diversas áreas.

Continua depois da publicidade

– Quem ganha é toda a cidade, pois tem em mãos um espaço adequado à prática de atividades esportivas que contribuem para a qualidade de vida – pontua.

Vidas transformadas pelo esporte

Desde outubro de 2021, o Basquete Transforma SC mostra para o Estado as potencialidades do esporte como agente de transformação social. A primeira etapa do projeto foi ancorada em reportagens multimídia que contaram histórias de vidas e comunidades transformadas pelo basquete.

Em vídeo, fotos, textos e áudio, o projeto trouxe relatos dos personagens que transformaram o esporte local em uma potência nacional. Na NSC TV, no programa Globo Esporte, as histórias foram contadas em cinco reportagens. No site do Globo Esporte, nove episódios deixaram as histórias do basquete catarinense acessíveis de qualquer local do mundo.

Confira uma série de vídeos com imagens para inspirar:

Leia também:

Blumenau perde no interior paulista e dá adeus à Liga de Basquete Feminino

Continua depois da publicidade

Professor de Joinville é premiado pela NBA por trabalho desenvolvido com alunos

LeBron James se torna o segundo maior cestinha da história da NBA

Destaques do NSC Total