A prefeitura e a Defesa Civil de Blumenau começaram uma campanha de doações nesta quinta-feira (27) para o município de Luiz Alves, um dos mais atingidos durante as fortes chuvas da última semana. Alguns dos itens pedidos para a campanha são água, cesta básica ou alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e higiene pessoal. Outros itens não serão aceitos, conforme a nota da prefeitura.

Continua depois da publicidade

Os pontos de coleta são nos supermercados conveniados de Blumenau, que são o Angeloni, Super A, Cooper, Bistek, Top, Fort e Giassi. Os produtos podem ser comprados no mercado, deixados nos pontos de coleta e, depois, basta enviar a Nota Fiscal da compra no WhatsApp da prefeitura pelo número (47) 99977-4192 que a Defesa Civil fará o recolhimento dos suprimentos.

Luiz Alves decretou situação de emergência e pediu apoio com suprimentos para atender as famílias que sofreram com os intensos alagamentos e chuvas. A cidade foi onde mais choveu em Santa Catarina na segunda-feira retrasada (24). Os dados da Defesa Civil do Estado mostram 160 milímetros em 24 horas, o equivalente a 160 litros de água por metro quadrado. Mais da metade disso caiu em um intervalo de apenas três horas, pegando moradores de surpresa.

O governador Jorginho Mello visitou Luiz Alves na terça-feira retrasada (25) e anunciou o envio de cerca de R$ 7 milhões para ajudar a prefeitura a recuperar pontes danificadas e desassorear o rio. O governo estadual estima que, pelo menos, 150 pessoas precisaram sair de casa às pressas. Alguns desses acabaram precisando de ajuda para deixar os imóveis. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, a corporação atuou com botes para resgatar 26 pessoas que ficaram ilhadas e não conseguiram sozinhas buscar abrigo.

Veja fotos de Luiz Alves após enchente

Continua depois da publicidade