Blumenau foi a única cidade de Santa Catarina a cair de posição no ranking de saneamento básico divulgado anualmente pelo Instituto Trata Brasil. O novo levantamento, publicado nesta segunda-feira (20), mostra a cidade no 68º lugar entre os 100 maiores municípios do país quando o assunto é tratamento de esgoto e água potável — ano passado estava na 66ª colocação e, em 2021, na 67ª.

Continua depois da publicidade

​Receba notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp

O documento mostra Blumenau com 46% da população atendida com serviço de esgoto, dos quais 33,5% é efetivamente tratado em relação à água consumida. Ainda conforme o levantamento, água na torneira é uma realidade para 99,5% da população, mas há uma parcela de moradores a ser alcançada. No começo deste ano o Santa mostrou a morte de um morador que improvisava água em casa.

Na análise do Instituto Trata Brasil, a variação negativa de duas posições tem explicação mais atrelada à evolução de outros municípios do que a uma piora significativa nos indicadores de saneamento.

“Analisando a performance de Blumenau, foi observada uma leve piora nos indicadores de acesso à água potável, em que na edição de 2022 era de 99,9% e no ranking de agora esse número foi de 99,6%, e perdas de água na distribuição houve uma piora de 0,1 ponto percentual (28,1% para 28,2%). Por outro lado, se observou uma evolução nos índices de coleta (44,8% para 46,1%) e tratamento de esgoto (31,6 para 33,6)”, explicou a organização.

Continua depois da publicidade

Joinville e Florianópolis avançaram

Outras cidades catarinenses avançaram no ranking de saneamento básico. Joinville, no Norte do Estado, saltou quatro posições e agora ocupa o 74º lugar. Florianópolis subiu um ponto, e agora é o 59º município entre os maiores do Brasil com melhor desempenho em tratamento de esgoto e água potável.

O ranking recém divulgado tem por base os indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento de 2021, publicado pelo Ministério das Cidades.

Esgoto a céu aberto em Blumenau entra na mira do Ministério Público, que cobra providências

O levantamento do Instituto Trata Brasil avalia 10 indicadores para estabelecer uma nota a cada cidade, sendo 10 nota máxima e zero nota mínima. Santa Catarina tem três cidades apuradas. Confira abaixo as notas de cada uma delas, conforme relatório deste ano:

  • Florianópolis: 6,53
  • Blumenau: 6,12
  • Joinville: 5,52

Sem cobertura de rede de esgoto, Penha prevê primeiros 11% ainda em 2023

Blumenau está com obras atrasadas

Uma reportagem de fevereiro do Santa mostrou que as obras de implantação da rede de tratamento de esgoto em Blumenau estão atrasadas, considerando as metas previstas no Plano Municipal de Saneamento Básico. A cidade tem atualmente 47% de cobertura, mas previsão era para que percentual estivesse em 77%. Na prática, o atraso afeta 83 mil pessoas.

Continua depois da publicidade

Após a publicação da reportagem, a Câmara de Vereadores cobrou explicações da prefeitura de Blumenau, do Samae e da BRK, concessionária do serviço. A empresa foi convidada para ir ao plenário do Legislativo e chegou a confirmar presença para quinta-feira (16), mas cancelou por questões de agenda do diretor. Uma nova data ficou marcada para o dia 23 de março.

Contraponto

Em nota, a prefeitura de Blumenau disse que as obras de tratamento de esgoto sofreram atrasos nos últimos anos por conta da pandemia do coronavírus. “O município segue acompanhando o trabalho da concessionária do serviço e conversa com frequência com a Agência Reguladora (Agir), especialmente nesse momento de revisão que ocorre a cada 4 anos”.

O governo acrescentou que investiu R$ 8,4 milhões em melhorias para o tratamento de água, que é um dos índices avaliados pelo Trata Brasil.

Até a última atualização desse texto, a BRK não havia se manifestado sobre os motivos que levaram ao recuo de Blumenau no ranking de saneamento básico divulgado nesta segunda-feira (20).

Continua depois da publicidade

Justiça Federal pede que Gaspar comprove fiscalização em casas sem fossas sépticas

Destaques do NSC Total