A prefeitura de Blumenau deixará de restringir o horário de funcionamento do comércio da cidade e ampliará o tempo permitido em bares e restaurantes. Conforme o decreto que ainda está em vigor, as lojas só podem abrir das 9h às 18h e os restaurantes precisam fechar às 23h. A mudança passa a valer a partir de terça-feira (1°).
Continua depois da publicidade
> Receba notícias por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa
Na prática, os donos dos estabelecimentos ganharão uma hora de atividade. Conforme o secretário de Saúde, Winnetou Krambeck, clientes poderão entrar até a meia-noite e os locais terão cerca de mais uma hora para fechar. Já para o comércio, empresários estarão livres para estabelecer o horário de funcionamento.
As novidades ocorrem porque na terça-feira o decreto que estabelece as medidas restritivas caducará. No entanto, as medidas distanciamento social e higiene, além do uso de máscaras, seguem ativas. A prefeitura deve atualizar outros itens do documento nos próximos dias.
> Mulher planejou assassinato de amiga e roubo de bebê por dois meses, diz polícia
Continua depois da publicidade
No mês passado, Blumenau fechou comércio, academias, shoppings e bares por uma semana. Após liberar, no último dia 6 ampliou o funcionamento do comércio.
Coronavírus em Blumenau
Nesta sexta o município confirmou 11.591 casos da doença, 548 são ativos, ou seja, 548 moradores estão em tratamento ou isolamento. Nas UTIs de Blumenau há 33 internados (taxa de ocupação de 35%) e nos leitos de enfermaria sã0 32 pacientes (18%). Até o momento a cidade contabiliza 124 mortos.
> Estudo sobre coronavírus quer descobrir por que a morte não dá trégua a Blumenau
O secretário reforçou que há um controle da pandemia na cidade, já que é a menor quantidade de infectados desde 18 de junho. O gráfico apresentado por Winnetou mostra que a média móvel de novos contaminados está em 59 — ela chegou à marca de 288,9 em 28 de julho, considerado o mês do pico da Covid-19 no município. Isso significa que atualmente em média, cerca de 60 blumenauenses contraem, por dia, o novo coronavírus.