nsc
hora_de_sc

Gastronomia

Aprenda a fazer o bolo de maçã com queijo cremoso da Ana Maria Braga

Receita une sabor da fruta com creme de queijo de dar água na boca

16/07/2020 - 12h20 - Atualizada em: 16/07/2020 - 12h46

Compartilhe

Por Carolina Marasco
Receita de bolo de maçã leva queijo cremoso e nata
Receita de bolo de maçã leva queijo cremoso e nata
(Foto: )

A receita da apresentadora Ana Maria Braga de bolo de maçã com creme de queijo deu o que falar nesta quinta-feira (16). Afinal, seja em um dia mais frio ou em uma tarde ensolarada, fazer um bolo é uma boa pedida. E quando a receita une uma fruta deliciosa com um queijo cremoso, tem tudo para dar água na boca, não é mesmo?

> Confira a receita de chocolate quente cremoso para espantar o frio

O bolo tem uma crosta crocante que leva canela e ainda possui um recheio que derrete na boca. Tudo isso com o selo de qualidade do programa da Ana Maria Braga. Combinação perfeita, não é mesmo? 

Confira abaixo a receita e saiba como preparar esse delicioso bolo de maçã com creme de queijo. A receita é fácil de fazer, rende 10 porções e tem tudo para ser a nova queridinha da sua família ou dos seus amigos.

> Pizza de frigideira: aprenda a fazer a versão prática da pizza

Receita de Bolo de maçã com creme de queijo

Porções: 10

Tempo: 1h

Dificuldade: fácil

Ingredientes

Massa

Meia xícara (chá) de manteiga sem sal amolecida, meia xícara (chá) de açúcar mascavo (80 g), ¼ xícara (chá) de açúcar (50 g), 1 ovo, ¼ xícara (chá) de óleo (60 ml), ½ colher (sopa) de essência de baunilha, 1 e meia xícara (chá) de farinha de trigo (265 g), ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio, ½ colher (chá) de fermento em pó, 1 colher (chá) de canela em pó, 1 ½ xícara (chá) de maçãs sem casca e sem semente cortadas em cubos pequenos

Creme de queijo

1 xícara (chá) de cream cheese amolecido (225 g), 1 colher (chá) de essência de baunilha, 3 colheres (sopa) de açúcar

Crosta

¾ xícara (chá) de açúcar (150 g), ¼ xícara (chá) de açúcar mascavo (35 g), ½ xícara (chá) de farinha de trigo (85 g), 1 colher (chá) de canela em pó, ½ colher (chá) de fermento em pó, 6 colheres (sopa) de manteiga sem sal gelada

> Como harmonizar chocolate e vinho 

Modo de Preparo

Massa

Numa batedeira coloque ½ xícara (chá) de manteiga sem sal amolecida, ½ xícara (chá) de açúcar mascavo, ¼ xícara (chá) de açúcar e bata bem até obter uma mistura cremosa (+/- 1 minuto).

Junte 1 ovo, ¼ xícara (chá) de óleo, ½ colher (sopa) de essência de baunilha e bata, só para misturar os ingredientes. Desligue a batedeira.

Acrescente 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo, ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio, ½ colher (chá) de fermento em pó, 1 colher (chá) de canela em pó e misture com uma espátula, sem bater muito.

Junte 1 ½ xícara (chá) de maçã sem casca e sem semente cortadas em cubos pequenos, misture e despeje numa assadeira redonda (23 cm de diâmetro). Reserve.

> Champanhe, espumante ou frisante: entenda a diferença entre as bebidas

Creme de queijo

Numa tigela misture 1 xícara (chá) de cream cheese amolecido, 1 colher (chá) de essência de baunilha, 3 colheres (sopa) de açúcar e espalhe sobre a massa do bolo.

Crosta

Com as pontas dos dedos misture numa tigela, ¾ xícara (chá) de açúcar, ¼ xícara (chá) de açúcar mascavo, ½ xícara (chá) de farinha de trigo, 1 colher (chá) de canela em pó, ½ colher (chá) de fermento em pó, 6 colheres (sopa) de manteiga sem sal gelada até formar uma farofa. 

Depois polvilhe esta farofa sobre o creme de queijo e leve para assar em forno médio preaquecido a 160 °C por 50 minutos ou até dourar.Retire do forno, desenforme e deixe esfriar. Sirva em seguida.

Colunistas