Alto Vale do Itajaí
Presidente veio a Santa Catarina neste sábado (19) para visitar os pontos mais destruídos pela tempestade e depois partiu para folga em São Francisco do Sul
O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), chegou a Santa Catarina, no aeroporto de Navegantes, no fim da manhã deste sábado (19). Ao lado de outras autoridades, o chefe de Estado sobrevoou até por volta das 14h as áreas atingidas pela tragédia em Presidente Getúlio, no Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina.
Bolsonaro já viria à região para tirar cinco dias de folga em São Francisco do Sul e aproveita a passagem por Santa Catarina para visitar os pontos mais destruídos pelo temporal que deixou ao menos 15 mortos nesta semana.
> Receba notícias do Vale do Itajaí por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa
O anúncio do sobrevoo no Alto Vale do Itajaí foi feito pelas redes sociais. Bolsonaro decolou de Brasília às 10h, e pousou por volta de 11h45min no Aeroporto Ministro Victor Konder, em Navegantes.
De lá, cerca de 15 minutos depois, o presidente embarcou em um helicóptero, junto com o governador Moisés, com destino à região de Presidente Getúlio, onde ocorreu o epicentro da tragédia. Às 14h, Bolsonaro retornou a Navegantes e embarcou rumo ao 62º Batalhão de Infantaria de Joinville, onde chegou cerca de 10 minutos depois.
> Dagmara Spautz: Bolsonaro acerta ao sobrevoar áreas atingidas por tragédia
Após visita a áreas afetadas por tempestade, Bolsonaro chega a Joinville. https://t.co/gi2Pkxz8HA pic.twitter.com/TEt3aLdTyN
— Diário Catarinense (@dconline) December 19, 2020
Na saída do batalhão, Bolsonaro se aproximou de apoiadores e cumprimentou várias pessoas pelas mãos. Houve aglomeração de moradores em volta do presidente. Bolsonaro partiu então para a casa do deputado Coronel Armando (PSL), onde a comitiva parou para almoçar. A área foi isolada pela equipe de segurança do presidente, mas um grupo de apoiadores se concentrou em frente à residência do parlamentar durante a presença de Bolsonaro.
> Saavedra: Bolsonaro atende a pedido de deputado e faz visita em Joinville
Presidente Jair Bolsonaro cumprimentou apoiadores em frente ao batalhão em Joinville, durante parada a caminho de São Francisco do Sul. pic.twitter.com/EPRSNEGwia
— Diário Catarinense (@dconline) December 19, 2020
Por volta das 15h45min, Bolsonaro deixou Joinville de helicóptero em direção a São Francisco do Sul, destino da folga do presidente nos próximos dias. O presidente chegou a São Francisco do Sul por volta das 16h45min, e novamente cumprimentou e conversou de perto com apoiadores, que se concentraram em volta do presidente - muitos sem fazerem uso de máscara.
Bolsonaro ficará hospedado nos próximos dias no Forte Marechal Luz e pretende descansar e pescar.
Acompanharam o presidente no sobrevoo no Alto Vale do Itajaí o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva (PSL), o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, o chefe da Defesa Civil do Estado, Aldo Baptista Neto, o senador Jorginho Mello, o secretário da Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Júnior, e o filho de Jair Bolsonaro, Carlos Bolsonaro.
Tragédia em Presidente Getúlio: 20 fotos que mostram a destruição causada por temporal
Corpo de mulher vítima do temporal em Presidente Getúlio é encontrado durante velório do marido
Radar de Lontras desligado e dificuldades na comunicação impediram alerta a Presidente Getúlio