O Bosque São Bento conecta a natureza, a religiosidade e a comunidade de São Bento do Sul, cidade do Planalto Norte catarinense. Com inauguração marcada para a manhã deste sábado (12), o espaço levou cerca de um ano para ficar pronto. Segundo o padre Luciano José Toller, o bosque é um local de “encontro de corações” e foi construído por mais de 30 voluntários.

Continua depois da publicidade

O bosque é uma iniciativa da Igreja Católica e fica anexo à Paróquia Puríssimo Coração de Maria, no Centro da cidade. O local nasceu como um sonho do pároco Luciano, natural de Francisco Beltrão (PR), de reviver a área que estava esquecida. Inicialmente, foram feitas algumas trilhas no local, que era apenas um barranco. Mas, aos poucos, as ideias foram se expandindo.

Duas arquitetas da cidade se voluntariaram para fazer o projeto do bosque. As irmãs Ana Paula e Juliane Weber colocaram no papel tudo o que, até então, era apenas um sonho do sacerdote.

— O padre chegou com um sonho. Então transformar esse sonho dele em realidade, conseguir atingir as expectativas de todos, ainda mais por ser um projeto para a comunidade, foi gratificante demais — disse Juliane.

Como ficou o Bosque São Bento

No meio de árvores, flores e diversas folhagens, o visitante pode aproveitar espaços de meditação, encontrar amigos ao redor de uma fonte de água e se conectar com a religiosidade. Logo na entrada do bosque, a comunidade pode encontrar o monumento que deu nome ao local e à cidade: São Bento.

Continua depois da publicidade

O santo foi esculpido em madeira e a escultura tem quatro metros de altura. Além da obra, há ainda placas, também feitas de madeira, espalhadas por todo o local com mensagens religiosas. Um mini mosteiro também foi construído no local e finalizado nesta sexta-feira (11).

— O mundo está precisando se conectar mais com a natureza, nós sentimos falta disso. E por esse espaço estar no centro da cidade eu acho que ainda é mais importante nós conseguirmos juntar um espaço de lazer com a natureza — diz a arquiteta Ana Paula Weber.

Veja como é o Bosque São Bento

O bosque é aberto a toda comunidade e turistas que passam por São Bento do Sul. De acordo com o padre Luciano, as pessoas estão convidadas a se aproximar, vivenciar e experimentar a paz que o local transmite.

— Então é um lugar de oração, um lugar de encontro, é um lugar de namoro sadio, é um lugar de encontro de corações e é justo que toda cidade aproveite disso — disse.

Continua depois da publicidade

Cuidados ao visitar o bosque

— No bosque nós temos várias espécies de plantas e flores. Então é uma uma riqueza biológica enorme para que a pessoa possa fazer essa imersão na natureza. Nós temos também um porco espinho que vive aqui, de vez em quando ele está aparecendo aqui — conta o padre Luciano.

A igreja pede para que os visitantes sejam cuidadosos com a fauna e flora da região. O sacerdote ainda conta que a comunidade poderá observar caixas de abelhas instaladas no local para preservar a vida.

— A abelha para nós é um símbolo muito significativo, porque ela é um animal totalmente comunitário. E o nosso bosque foi feito nesse formato, né? De todo mundo se ajudar, todo mundo se esforçando. E juntos construímos algo que é maravilhoso e que traz equilíbrio, tanto para a própria pessoa que ajudou e descobriu o dom nela, mas traz um equilíbrio ao entorno da nossa matriz — destaca o padre.

Leia também

Cadela Zaara se aposenta após nove anos como cão de busca dos bombeiros de Brusque

Novo centro de lutas em SC é batizado com o nome de ex-seleção brasileira vítima de câncer

Acordo dos royalties entre SC e PR tem nova rodada na busca para definir “grande obra”