nsc
hora_de_sc

Online

Camerata Florianópolis apresenta "Villa Lobos Para Crianças" na Mostra de Cinema Infantil

Transmissão ao vivo será realizada no sábado (23)

21/10/2021 - 11h02

Compartilhe

Marina
Por Marina Martini Lopes
Camerata Florianópolis
Estão no repertório músicas infantis selecionadas e arranjadas por um dos maiores compositores da música clássica brasileira, Heitor Villa-Lobos
(Foto: )

A Camerata Florianópolis, regida pelo maestro Jeferson Della Rocca, interpreta neste sábado (23), na 20ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, o concerto Villa-Lobos Para Crianças. Estão no repertório músicas infantis selecionadas e arranjadas por um dos maiores compositores da música clássica brasileira, Heitor Villa-Lobos (1887-1959) - entre elas Trenzinho Caipira, parte da trilha sonora do filme Tarsilinha, e a música-tema do longa, composta por Zeca Baleiro e inspirada na obra do compositor.

> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

As peças evidenciam a profunda pesquisa de Villa-Lobos sobre as raízes nacionais de nossa cultura com a linguagem modernista da primeira metade do século XX. A apresentação será ao vivo, logo após a exibição do longa, às 17h30. 

No programa estão peças como Pai Francisco, Fui no Itororó, Ciranda Cirandinha, Nesta Rua, Bam-Ba-La-Lão, A Canoa Virou, Capelinha de Melão, Cai-cai Balão, O Cravo Brigou Com a Rosa, Samba Lelê e Terezinha de Jesus, entre outras. A transmissão acontece ao vivo e é gratuita para todo o Brasil, por meio do site oficial da Mostra.

> Gato Galáctico se prepara para lançar Acampamento Intergaláctico, seu primeiro longa-metragem

A sessão de exibição do longa de animação Tarsilinha, inspirado na obra da artista brasileira Tarsila do Amaral (1886-1973) e dirigido por Celia Catunda e Kiko Mistrorigo, começa às 16h de sábado (23). O filme conta a jornada de uma menina de oito anos para recuperar a memória de sua mãe. O longa não é uma biografia de Tarsila do Amaral, mas sim inspirado nas obras da artista.

A 20ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis começou no dia 16 de outubro e segue até o dia 31, com programação virtual e gratuita. São 140 filmes, shows de música, sessões de cinema ao vivo e bate-papo, oficinas para produtores culturais e crianças, entre outras atividades.

Leia também:

> Põe na Lista: o jornalismo mais ou menos real retratado em filmes e séries

> Rock in Rio 2022: ingressos, preço, atrações

> Artista de Joaçaba, Gabi Bresola vence Prêmio AF de Arte Contemporânea 2021

Colunistas