Conhecida como capital brasileira do carvão, Criciúma é polo industrial e a principal cidade do sul de Santa Catarina. Na terra do Tigre, que vive um momento positivo no futebol, há opções para quem gosta de shopping, mas também para quem curte passeios ao ar livre.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Confira principais caracteristicas e lugares de Criciúma

Com pouco mais de 219 mil habitantes, segundo o IBGE (2021), a cidade ostenta indicadores econômicos e sociais positivos, como o PIB de R$ 10 bilhões (IBGE 2021) e o IDH de 0,788 (PNUD 2010). 

Continua depois da publicidade

Conheça Araranguá: universidade, parque aquático e o que fazer

O município se destaca como polo industrial na área de revestimento cerâmico, confecção, embalagens, plásticos e descartáveis, metalmecânico, construção civil e extração do carvão mineral. Inclusive, é conhecida como capital brasileira do carvão pela relevância econômica do setor, que teve o auge da extração entre 1940 e 1970. 

Vai visitar Criciúma? Confira como comprar sua passagem

Capital Brasileira do Carvão: da extração ao turismo 

O carvão tem importância econômica e social para Criciúma, mas é também um dos principais atrativos turísticos da cidade. Para quem se pergunta o que fazer na cidade, a Mina de Visitação Octávio Fontana é um destino certo. Trata-se de uma das maiores reservas minerais do país e que além vivenciar o cenário de uma mina, permite ainda conhecer a evolução histórica do setor na cidade. 

A oportunidade de visitar a mina é valiosa, uma vez que apenas sete minas de carvão inativas no mundo são abertas à visitação e uma delas fica na cidade.

Blumenau: como chegar e o que fazer no Vale Europeu de SC 

Tradição é marcada por festa e futebol 

Apesar de ter recebido poloneses e alemães, a imigração italiana é a mais presente em Criciúma. Além da saborosa gastronomia, a Festa das Etnias é uma das festas populares mais relevantes no Sul de Santa Catarina. A manifestação cultural pretende integrar a população e suas diferentes referências coloniais, fortalecendo o resgate histórico e cultural de Criciúma. 

Continua depois da publicidade

Fundado em maio de 1947, o Criciúma Esporte Clube disputa, atualmente, o Campeonato Brasileiro de Futebol, na série A. O Tigre  possui três títulos a nível nacional e seu estádio é o Heriberto Hülse, apelidado como “Majestoso”. Quer conhecer o espaço mas não tem tempo para deslocamento? No site do clube é possível fazer um tour virtual. 

Conheça as praças e parques

A principal cidade do sul de Santa Catarina também apresenta opções para quem gosta de ir às compras e curtir um bom filme no cinema. Os principais espaços comerciais em Criciúma são o Shopping Nações, o Shopping Della e o Shopping Pórtico. O comercial de rua também é vibrante, concentrado especialmente na região do Centro da cidade. 

Balneário Camboriú: o que fazer, onde se hospedar e tudo sobre a Dubai brasileira 

Já para aqueles que buscam experiências ao ar livre, o município se destaca pela diversidade de praças e parques. O roteiro para conhecer a cidade não deve deixar de fora a Catedral São José, a Praça do Congresso e a Praça Nereu Ramos. Já os parques merecem uma atenção especial.

Na região da Próspera está localizado o Parque das Nações Cincinato Naspolini; no Rio Maina, o Parque dos Imigrantes e o Parque Municipal Prefeito Altair Guidi, fica no bairro São Luiz. O mais recente parque do município é o Parque Astronômico Albert Einstein E=mc², que foi inaugurado em janeiro de 2023, marcando o aniversário de 143 anos de Criciúma. 

Continua depois da publicidade

O Parque Astronômico possui diversos atrativos: quatro telescópios, centro de informações, relógio de sol e uma espera armilar, além de um monumento para o bicentenário de Criciúma, em 2080.

Três santuários religiosos para conhecer no Sul de SC

Onde ficar em Criciúma 

A cidade apresenta alternativas para diferentes gostos e bolsos, tanto na hotelaria como em hospedagens de curta duração, via plataformas como Airbnb e Booking.

Quem prefere hotéis, pode buscar o Ibis Criciúma, Colle Tourist Hotel, Hotel Apolo XVI, OK Inn Hotel Criciúma, Hotel Zata e Flats, Tri Hotel Criciúma, Tri Hotel Premium Criciúma, Soratur Hotel & Coworking, Tri Hotel Executive Criciúma. As hospedagens para quem quer ficar no município se concentram, sobretudo, na região central da cidade. 

Distância de Criciúma e outras cidades de SC e estados vizinhos  

Com cerca de 600 mil habitantes, Criciúma é a principal cidade do Sul de Santa Catarina e fica a 191 Km da capital catarinense. Tem divisa com os seguintes municípios: Siderópolis, Cocal do Sul, Morro da Fumaça, Maracajá, Araranguá, Nova Veneza, Forquilhinha, Içara. 

Continua depois da publicidade

Veja a distância entre Criciúma e algumas das principais cidade de Santa Catarina e estados vizinhos: 

  • Tubarão a Criciúma: 65,6 km 
  • Laguna a Criciúma: 95,1 km 
  • Araranguá a Criciúma: 42 km 
  • Imbituba a Criciúma: 115,1 km 
  • Florianópolis a Criciúma: 206,9 km 
  • Balneário Camboriú a Criciúma: 265,8 km 
  • Porto Alegre a Criciúma: 281 km 
  • Blumenau a Criciúma: 332,2 km 
  • Joinville a Criciúma: 362 km 
  • Curitiba a Criciúma: 486,1 km 
  • São Paulo a Criciúma: 875,4 km 

Como chegar?   

De ônibus: entre as empresas de ônibus que operam na cidade e realizam rotas estaduais e interestaduais estão Santo Anjo, União e Eucatur. No BuscaOnibus, é possível pesquisar os melhores preços de passagens de ônibus para a cidade. A rodoviária está localizada no Centro, na Rua Gonçalves Lêdo, s/n. 

De carro: para chegar em Criciúma de carro, as rodovias BR-101 e a BR-282 são opções. 

De avião: a 40 km de Criciúma, o Aeroporto Regional de Jaguaruna é uma alternativa e recebe voos da Latam e da Azul. Já para quem desembarcar no Aeroporto de Florianópolis, a distância é de 205 km e pode levar até 2 horas e 20 minutos de carro. 

Continua depois da publicidade

Leia mais

Como e quando visitar a única mina de carvão aberta ao público na América Latina

Imagens históricas relembram o cotidiano dos ferroviários em SC há mais de 70 anos

Destaques do NSC Total