Quando o assunto é cárie, os brasileiros apresentam um dos maiores índices mundiais. Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de oito em cada 10 pessoas já enfrentaram o problema no País. Entre as crianças, essa média chega quase à metade, cerca de quatro em cada 10.
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui
O número de pessoas jovens entre os brasileiros é maior. Por conta disso, os casos são mais frequentes entre as pessoas desse grupo. Aliás, a cárie costuma atingir mais os indivíduos com menos idade. Já em população mais velhas os problemas de gengiva são mais frequentes.
Alerta
A cárie dentária é um problema global que atinge diretamente a qualidade de vida da pessoa. Trata-se de uma doença infectocontagiosa que pode resultar na destruição e perda dos dentes. É provocada pela proliferação de bactérias e outros fatores determinantes, como resíduos alimentares, na boca.
Além da falta de atenção com os cuidados necessários com a higiene bucal, muitos não costumam consultar periodicamente um dentista. Essa situação prejudica ainda mais.
Continua depois da publicidade
> 10 alimentos para reforçar o sistema imunológico
As pessoas não o levam tão a sério pelo fato de não ter consequências graves imediatas, como outras doenças. Mas uma cárie não tratada pode gerar halitose, gengivite, dor de dente e até câncer.
Além disso, pode causar problemas de estômago. Isso porque a pessoa não mastiga direito os alimentos e, consequentemente, não forma adequadamente o bolo alimentar. Por isso é muito importante consultar um dentista regularmente.
Leia também:
O que causa as espinhas internas e qual a melhor maneira de eliminá-las?
50 melhores filmes para assistir na Netflix
Pancreatite: cuidados necessários para evitar a doença
Sinais que indicam que a gestante está começando o trabalho de parto
