Dos oito planetas presentes no Sistema Solar, somente cinco são visíveis a olho nu: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Desses cinco, três deles podem ser vistos no céu de Santa Catarina ao longo do mês de fevereiro, segundo Marcelo Girardi Schappo, físico e professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O fenômeno não tem um nome específico, mas é popularmente chamado de “alinhamento dos planetas” ou até mesmo “desfile dos planetas”.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Os sete planetas estarão no céu ao mesmo tempo novamente — mas talvez não só — em maio de 2161, em novembro de 2176 e em maio de 2492, estima o professor.
— Saturno e Mercúrio, em tese, também “participarão da festa”, mas eles ficam muito próximo do horizonte Oeste, logo após o pôr do Sol, e aí pode ser que a nebulosidade do horizonte, ou até morros, montanhas, árvores e prédios altos a oeste dificultem as chances de poder observá-los — esclarece Schappo.
Quando avistar os planetas
Vênus, Marte e Júpiter podem ser vistos em toda Santa Catarina desde janeiro. O destaque é para Júpiter e Marte, que são mais fáceis de avistar no alto do céu.
Continua depois da publicidade
— Até o dia 20 de fevereiro, ainda está relativamente bom de tentar ver Saturno, no horizonte Oeste, após o pôr do sol. Depois do dia 20, a situação se inverte: fica mais difícil ver Saturno e mais fácil ver Mercúrio — afirma.
Ainda assim, esses dois planetas são difíceis de serem avistados devido à posição que aparecem em fevereiro. Caso sejam vistos, é somente no início da noite, a Oeste, após o pôr do sol. O que muda em fevereiro é que, justamente, Mercúrio entra no grupo dos visíveis a olho nu. Em janeiro, isso não aconteceu.
O alinhamento dos planetas não é necessariamente um fenômeno raro, mas sim a quantidade de planetas que aparecem para “desfilar” juntos.
“Tecnicamente falando, é fato que, nos últimos dias de fevereiro, após o pôr do Sol, os sete planetas do Sistema Solar estarão acima da linha do horizonte, e isso sim é algo mais raro”, escreveu o professor na revista Questão de Ciência, em janeiro.
Continua depois da publicidade
Reduzindo o número de planetas para a aparição conjunta, o evento fica mais frequente: em 2018 e em 2022, cinco deles “desfilaram” juntos. Ainda neste ano, de acordo com o professor, Mercúrio, Vênus, Júpiter e Saturno aparecem em agosto.
Como ver o “desfile”?
Segundo o professor, para ver os planetas, basta ir para rua e “caçar”, sem nenhum cuidado necessário.
Uma dica é usar alguns aplicativos que disponibilizam mapas virtuais do céu, onde se pode ajustar a data, o local e o horário da “busca planetária”. O Stellarium é um dos favoritos de Schappo, mas ele também indica o Google Sky Maps.
*Sob supervisão de Andréa da Luz
Leia também
Samu faz alerta para “golpe de calor” em SC, condição que pode levar a complicações e morte
Continua depois da publicidade
Onda de calor faz temperatura em Criciúma chegar a 40,6°C, a mais alta de SC
Alunos de Criciúma enfrentam onda de calor escaldante em salas de aula sem ar-condicionado
Lagoa do Peri imprópria para o banho é jogar no lixo as belezas naturais de Florianópolis