Caramelo, o cavalo que foi resgatado após passar dias ilhado em cima de um telhado no Rio Grande do Sul, deve ter sido usado para puxar carroça, informou o Hospital Veterinário Ubra, de Canoas, onde o animal está internado. Caso o dono não apareça nos próximos dias, ele vai morar na fazenda da universidade. 

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Segundo o médico veterinário Henrique Mondardo Cardoso, que tem acompanhado o tratamento de Caramelo desde o resgate, o estado de saúde do animal segue evoluindo muito bem. Nesta segunda-feira (13), a equipe médica afirmou que “todos os parâmetros estão dentro da normalidade” e que novos exames de sangue foram realizados para seguir monitorando o caso.

Dos maus-tratos à fama: Cavalo Caramelo recebe 20 pedidos de adoção por dia

— Ele só tem algumas alterações leves, que remetem à inflamação, bem esperadas para o quadro dele —informou Henrique. 

Continua depois da publicidade

Cavalo Caramelo precisa recuperar 50 quilos que perdeu após passar dias ilhado no RS, diz hospital

Devido ao tempo em que ficou com os movimentos restritos, Caramelo desenvolveu algumas lesões na pele, nos músculos e na pata traseira, mas segue evoluindo bem, afirmam os veterinários.

Animais mortos, lixo e mau cheiro: Porto Alegre vive cenário de caos após água começar a baixar

De acordo com a professora do curso de Medicina Veterinária da Ulbra, Mariângela Allgayer, que atuou no socorro ao animal desde o resgate, Caramelo também tem lesões que foram causadas no passado, provavelmente, por puxar carroça, fato que é evidenciado por uma marca no rosto que mostra o excesso de tempo com arreio.

Quadro do cavalo “Caramelo” é leiloado por R$ 130 mil para ajudar RS

Agora, conforme o Hospital Universitário, a ideia é proporcionar um futuro melhor para Caramelo e fazer com que ele recupere os cerca de 50 quilos abaixo do peso ideal. A universidade dispõe de uma fazenda-escola com dezenas de hectares, local que ele viverá caso o dono não apareça.

Veja fotos de animais que foram resgatados no RS

Continua depois da publicidade

Leia mais

Como foi a operação de resgate do cavalo que estava ilhado em Canoas

“Quero adotá-lo”, diz Felipe Neto sobre cavalo resgatado após ficar ilhado em telhado do RS

Força-tarefa é montada para resgatar cavalo ilhado em telhado no RS

Destaques do NSC Total