
Pandemia
Espaço vem registrando alta procura com escalada de casos em SC; prefeitura promete ampliar testagem
O centro de testagem de Covid-19 de Florianópolis teve uma longa fila que chegou a dobrar a esquina, na ligação entre as ruas Presidente Coutinho e Dom Joaquim, na manhã desta quarta-feira (5). Pacientes levaram até cadeira de praia e guarda-sol para aguardar pelos testes, que ocorrem na Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal de Santa Catarina (SEAD-UFSC), no Centro da Capital.
SC descarta novas restrições e secretário diz que "já imaginava" alta de casos de Covid
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
O espaço começou a funcionar no último dia 30 como um grande centro de testagem voluntária e gratuita para Covid-19. Com o aumento de casos nos últimos dias, possivelmente relacionado à variante Ômicron, a procura pelos exames oferecidos no local aumentou.
A prefeitura de Florianópolis já divulgou um alerta de que o espaço é para pessoas não sintomáticas que desejam fazer o teste. Pacientes que estejam com sintomas precisam passar por avaliação média, e para isso devem procurar as unidades de saúde ou o serviço do Alô, Saúde (0800-333-3233).
Quando começou a operar, a prefeitura informou que o espaço teria capacidade para 100 testes por dia.
Procurada, a Secretaria de Saúde de Florianópolis confirmou que a procura tem sido superior à capacidade de testagem, mas reforçou que ainda há pacientes com sintomas no local, o que não é recomendo. Nesses casos, os testes não são feitos. Isso porque não há equipe disponível para avaliação clínica desses pacientes.
A prefeitura também afirma em nota que “está ampliando a testagem” e que novas ações vao ser anunciadas nos próximos dias. Além do SEAD, há outros quatros centros de testagem para pacientes sintomáticos.
O aumento de casos de Covid-19 já fez Florianópolis entrar em alerta depois de registrar mais de 1 mil testes positivos para a doença em 48 horas.
Em Joinville, pacientes com sintomas de gripe lotaram nesta quarta-feira pelo terceiro dia consecutivo os pronto-atendimentos da cidade. O município também registrou alta de 89% nos diagnósticos positivos da Covid-19.
Em Blumenau, o número de casos ativos duplicou em apenas 24 horas e as internações em UTIs dispararam. A cidade também teve registra filas em unidades de saúde em busca de atendimento.
O secretário de Saúde de SC, André Motta Ribeiro, afirmou em entrevista à NSC TV que os casos de Covid-19 dobraram nos últimos 15 dias e que essa alta após as festas "já era imaginada". Ele também descartou novas restrições por conta da doença.
O governo de SC, apesar disso, convocou uma reunião emergencial na manhã desta quarta para discutir a situação no Estado.
Casos ativos de Covid em Blumenau duplicam em 24 horas e internações em UTI disparam
Pacientes com sintomas de gripe lotam pronto-atendimentos de Joinville pelo 3º dia seguido