Pouco mais de 90 denúncias de desrespeito às medidas impostas em Chapecó, no Oeste catarinense, foram registradas nesta terça-feira (23), durante o primeiro dia do decreto municipal que restringiu a circulação de pessoas e que fechou serviços não essenciais para frear o contágio do coronavírus. Apesar das ocorrências, as ruas ficaram vazias. As informações são do G1SC.

Continua depois da publicidade

> O que é lockdown? Entenda a medida e para que ela serve

Por pelo menos seis dias, a maior cidade do Oeste catarinense proibiu a circulação de pessoas nas ruas entre 22h e 5h, com exceção de quem estiver a caminho da farmácia, do hospital ou retornando do trabalho. A prefeitura também restringiu o uso de parques e preaças e determinou o fechamento de todos os serviços não essenciais até 23h59 de domingo (28). A cidade vive um colapso na rede de saúde e desde o início de fevereiro. 

À NSC TV, o comandante da Guarda Municipal, Roger Lima, informou que entre as 06h e 18h desta terça, a maioria dos descumprimentos ocorreram em estabelecimentos. Dois deles, foram autuados e outros foram orientados sobre as regras. A fiscalização ocorre com apoio da Polícia Militar e da Vigilância Sanitária. 

– Estamos agindo, neste primeiro momento, de forma orientativa. Se houver reincidência, adotaremos as medidas administrativas – disse Lima.

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

A guarda municipal espera que no segundo dia, quarta-feira (24), ocorra uma diminuição do número de ocorrências na cidade.

Ruas vazias em Chapecó durante primeiro dia de restrições
Ruas vazias em Chapecó durante primeiro dia de restrições (Foto: Guarda Municipal/Divulgação)

Quem estiver com a Covid-19 e descumprir o isolamento necessário será penalizado criminalmente. A fiscalização em relação aos doentes será rígida, afirmou o prefeito João Rodrigues (PSD), em vídeo divulgado nas redes sociais no início da noite de segunda-feira (22). 

– Todo e qualquer cidadão que positivou Covid será monitorado. E aquele que estiver circulando pelas ruas da cidade, participando de qualquer encontro que não seja o isolamento, responderá criminalmente por isso. Não sou eu que estou decretando, já responderia, só que agora nós vamos fiscalizar – afirmou.

Preço da gasolina pode subir ainda mais; entenda

O que está suspenso

Segundo o decreto publicado pela prefeitura durante a noite desta segunda-feira, estão suspensas as seguintes atividades:

Continua depois da publicidade

– reuniões familiares em residências, sítios e áreas comuns de condomínios com pessoas que não pertencem ao núcleo familiar ou que não residam no endereço;

– atividades esportivas de caráter recreativo e competições amadoras;

– academias, centros de treinamento e escolinhas de esportes;

– casas noturnas;

– restaurantes, bares e afins;

– clubes, sedes sociais, campings e parques aquáticos;

– casamentos, aniversários, jantares, bodas, formaturas, batizados, festas infantis e outros eventos afins;

– atração musical mecânica ou ao vivo;

– autoescolas;

– atividades religiosas presenciais em templos e igrejas;

– cinemas e teatros;

– congressos, feiras e exposições;

– tele-beer;

– shopping center;

– cartórios e tabelionatos.

Destaques do NSC Total