Após dois dias no Hospital Copa Star, em Copacabana, Zona Sul do Rio, o cantor Chico Buarque, de 80 anos, teve alta nesta quinta-feira (5) depois de passar por uma cirurgia no crânio para tratar uma hidrocefalia. Chico colocou uma válvula no centro do cérebro para diminuir a pressão intracraniana em um procedimento realizado pelo neurocirurgião Paulo Niemeyer. A assessoria do artista disse que ele “está ótimo”. As informações são do O Globo.

Continua depois da publicidade

A alta aconteceu durante a manhã, onde Chico “saiu pela porta da frente do hospital, puxando ele mesmo sua mala de rodinhas” ao lado da esposa, Carol Proner. O cantor teve “um desequilíbrio sutil”, de acordo com o médico que o acompanhou. De acordo com o neurocirurgião, essa condição é “normal nessa idade”.

— O implante da válvula é para melhorar totalmente a qualidade de vida do paciente. Os sinais mais comuns do problema são dificuldade para mudar de posição, como sentar, levantar, se virar, trocar os passos. Tem gente que piora progressivamente, outros não — explicou Niemeyer ao detalhar o procedimento.

A válvula implantada abre quando a pressão no cérebro aumenta pelo excesso de líquido nos ventrículos cerebrais, drena o excesso de líquido e deixa o restante ir para a corrente sanguínea para sair pela urina. 

Veja fotos de Chico Buarque

Continua depois da publicidade

Leia também

Alta de doenças respiratórias causa alerta em SC com taxa crítica de ocupação em UTIs

Lei “anti-Oruam” é aprovada em comissão e avança na Alesc