O cantor Chico Buarque, de 80 anos, passou por uma cirurgia cerebral nesta terça-feira (3) para tratar uma hidrocefalia e colocar uma válvula no centro do cérebro para diminuir a pressão intracraniana. O procedimento foi realizado pelo neurocirurgião Paulo Niemeyer, que explicou que o artista deve ter alta nesta quinta-feira (5). As informações são do jornal O Globo.
Continua depois da publicidade
Niemeyer disse que Chico Buarque teve “um desequilíbrio sutil”, e que essa condição é “normal nessa idade”. O cantor poderia viver com a condição, sem se submeter à cirurgia e “andar com bengala, por exemplo”.
— O implante da válvula é para melhorar totalmente a qualidade de vida do paciente. Os sinais mais comuns do problema são dificuldade para mudar de posição, como sentar, levantar, se virar, trocar os passos. Tem gente que piora progressivamente, outros não — explicou.
A válvula implantada abre quando a pressão no cérebro aumenta pelo excesso de líquido nos ventrículos cerebrais, drena o excesso de líquido, e deixa o restante ir para a corrente sanguínea para sair pela urina. Com a técnica, Chico não terá nenhuma restrição, segundo o médico, e “daqui a pouco estará jogando futebol”.
— Ele está muito bem. Ótimo. Já saiu da cama, anda pelo quarto normalmente. A alimentação é livre, sem restrições. Restringi aos familiares mais próximos, como a mulher e os filhos. Prefiro que ele amplie as visitas só quando voltar para casa — disse.
Continua depois da publicidade
Veja fotos de Chico Buarque
Leia também
Ciúmes, bilhete e mais vítimas: o que se sabe sobre o caso do bolo de pote que matou jovem
Condenada do 8/1 que tentou fugir para os EUA quer cumprir a pena em Balneário Camboriú





