Todo mundo fica mais feliz comendo um chocolatinho, mas o chocolate melhora o humor? Alimento contém substância, como a serotonina 

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O que faz com que o humor de uma pessoa melhore é a serotonina, uma substância que está presente no organismo. O chocolate faz bem para o paladar e para o coração. Ele é um alimento rico em substâncias positivas para a nossa saúde, sobretudo as versões com menos açúcares que podem ser consumidas com mais frequência do que os chocolates tradicionais.

Além de ser popular e estar presente em quase todas as culturas do mundo, o chocolate é também famoso pelas suas lendas. Assim como o café – cheio de mitos e verdades que cercam seu consumo, o chocolate também é, hora vilão, hora mocinho.

Serotonina e o humor

Antes de falar sobre a relação “chocolate e serotonina”, é importante entender o que é a serotonina e como ela atua no corpo humano.

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A serotonina é um neurotransmissor que atua junto com a noradrenalina, sendo importantes determinantes do humor. Níveis baixos desses dois neurotransmissores são associados a quadros depressivos, e o exercício físico tem efeitos antidepressivos justamente porque ativa quimicamente a via noradrenérgica e serotonérgica no hipocampo.

A quantidade de funções que a serotonina tem é extremamente complexa. Citando alguns exemplos: ela atua na modulação do foco e atenção, deixa os neurônios motores mais sensíveis para conseguirmos responder a reflexos rápidos, além do controle da alimentação e do sono.

O chocolate contém uma substância chamada feniletilamina que estimula a produção de serotonina, substância cerebral que dá sensação de prazer e calma, associada à sensação de felicidade. A presença de estimulantes alcalóides, como a cafeína e a teobromina, geram efeito energético sobre a concentração e a capacidade física de quem o consome em quantidades moderadas.

Parece complicado de entender, mas não é. O corpo humano não produz triptofano, mas podemos encontrá-lo em alimentos que contém esse aminoácido. É através do triptofano que o organismo sintetiza a serotonina e, consequentemente, aumenta a sensação de conforto e bem-estar.

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Alimentos ricos em triptofano

  • Frango
  • Peru
  • Coelho
  • Peixes 
  • Salmão
  • Sardinha
  • Vieira
  • Bacalhau 
  • Atum 
  • Leite e derivados, em especial 
  • Queijo
  • Amêndoa
  • Abacate
  • Couve-flor
  • Batata
  • Banana

> Conheça a influência do chocolate no sono

Dê preferência aos chocolates com maior concentração de cacau
Dê preferência aos chocolates com maior concentração de cacau (Foto: Banco de imagens)

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Dicas para comprar chocolate e melhorar o humor

  • Dê preferência aos chocolates com maior concentração de cacau.
  • Evite aqueles que possuam em sua fórmula adoçantes como sacarina, ciclamato e aspartame.
  • Compre o que tiver menor quantidade de açúcar. Mesmo que tenha 70% de teor de cacau, é preciso evitar aqueles que têm o açúcar em primeiro lugar na lista de ingredientes.
  • Evite também aqueles que possuam gordura vegetal hidrogenada (a chamada gordura “trans”) ou que contenham gordura anidra de leite.
  • Evite os chocolates brancos. Apesar de não conter cafeína, o doce não tem adição de cacau. A produção é feita basicamente com manteiga de cacau. O chocolate branco também contém grandes quantidades de açúcar.
  • Mesmo sem um consenso geral acerca da quantidade de chocolate ideal para uma dieta balanceada, o Ministério da Saúde recomenda a ingestão máxima de 30g diárias.

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