O avanço da frente fria sobre Santa Catarina somada ao deslocamento de um ciclone extratropical que favorece a intensificação dos ventos contribui para o aumento das ondas de direção sul/sudoeste, entre três e 3,5 metros, com picos de até quatro metros em alto mar, no Litoral Sul catarinense, segundo um aviso da Defesa Civil emitido nesta quarta-feira (28).

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A partir da tarde desta quarta, os mesmos fenômenos também corroboram com a ressaca, que se estende até a manhã da sexta-feira (30), segundo o órgão.

Friaca em SC é amostra de como será o inverno de 2025, mas não pelo motivo que você pensa

O risco fica entre moderado e alto para ocorrências associadas a agitação marítima. Por isso, a Defesa Civil recomenda à população que:

Continua depois da publicidade

  • Evite atividades de navegação, pesca, esportes marítimos e banho de mar;
  • Evite caminhar ou pedalar na orla caso as ondas estejam atingindo a ciclovia;
  • Em caso de intensificação dos ventos, busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e outros objetos que possam ser arremessados.

Risco de temporais

Além de um declínio acentuado nas temperaturas em todas as regiões de Santa Catarina para os próximos dias, os catarinenses podem esperar temporais. De acordo com a Epagri/Ciram, pode chover desde a madrugada desta quarta do Oeste ao Sul catarinense. No decorrer do dia, a chuva se estende para todas as regiões. Além disso, temporais também podem ser registrados no Extremo Oeste e no Meio-Oeste.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para possíveis tempestades em grande parte do Estado, com alerta laranja de perigo para o Oeste.

Veja a previsão para os próximos dias

Continua depois da publicidade

Entre a quarta e a quinta-feira (29), os ventos ficam intensos na metade leste catarinense, deixando a sensação térmica ainda mais baixa, especialmente no Litoral e no Planalto Sul.

A combinação do tempo úmido e o frio mais intenso favorece a condição de neve em localidades mais altas da Serra, especialmente entre a tarde e noite de quinta-feira. Apesar da presença do sol, as temperaturas continuam baixas em todas as regiões, com mínimas ficando próximas de 1°C nas áreas mais altas da Serra, variando entre 8°C e 14°C no Litoral e no Médio e Baixo Vale do Itajaí, entre 4°C e 8°C no Oeste e Extremo Oeste e variando entre 2°C e 6°C entre os Planaltos e Meio-Oeste. As máximas não devem passar dos 17°C em todo o Estado.

Na sexta-feira (30), o tempo fica mais seco com chance de geada ampla por toda Santa Catarina, e ventos de sudoeste a sul, fraco a moderado, com rajadas mais intensas no litoral e sul do Estado, na madrugada e manhã, com o ciclone extratropical afastando-se em direção ao mar.

O frio intenso permanece até, pelo menos, domingo (1º), especialmente entre as noites e manhãs, com condições favoráveis para a formação de geada ampla no Estado durante estes dias. A tarde, as máximas não passam dos 20°C.

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Leandro Ferreira

Leia também

Com chegada de massa polar, sensação térmica pode chegar a 4ºC em Joinville

Temporais com vendaval e raios geram alerta para destelhamentos e alagamentos em SC