O Hospital Sanatório, localizado em Maceió (AL), foi evacuado em meio ao alerta de que uma imensa cratera pode se abrir com o colapso de uma mina da Braskem, única petroquímica de resinas termoplásticas no Brasil. O prefeito João Henrique Caldas (PL) decretou, inclusive, estado de emergência por 180 dias na capital alagoana na noite desta quarta-feira (29). As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Maceió tem risco de colapso imediato após solo se movimentar um metro em 48 horas

A Defesa Civil do município trabalha com informações repassadas pela Braskem que a mina 18 pode desabar e causar tremor e cratera por volta das 6h desta sexta-feira (1°). As consequências ainda são incertas, mas toda área do bairro Mutange, um dos cinco bairros de Maceió afetados pela mineração de sal-gema, está desocupada.

A evacuação da instituição de saúde, que fica no bairro Pinheiro, em uma encosta que dá para o bairro Mutange, começou na noite de quarta-feira (29). Em nota, a direção do Hospital disse que adotou a “medida de segurança, precaução e prevenção de desastres” devido a uma possível repercussão na área onde está localizado o hospital. Veja a nota completa abaixo.

Em 72 horas, mina em Maceió afunda quase 2 metros: “cratera do tamanho do Maracanã”

Continua depois da publicidade

Em caso de afundamento de terra causado pela mina, existe a possibilidade de a encosta onde fica o hospital ser atingida e provocar o surgimento de uma cratera na região. Apesar da medida emergencial, a Defesa Civil disse que não há orientação para evacuação no bairro do Pinheiro, apenas em regiões mais próximas do Mutange.

Entenda o caso

Somente neste mês, foram cinco abalos sísmicos sentidos nos bairros do Mutange, Bebedouro e Pinheiro, segundo a Defesa Civil Municipal, que alertou, na quarta-feira (29), para o “risco iminente de colapso em uma das minas monitoradas”. O afundamento do solo poderia provocar o surgimento de uma imensa cratera.

Parte das minas da Braskem estão em processo de fechamento desde que o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) confirmou que a extração de sal-gema foi a principal causa do afundamento do solo, o que levou à desocupação de mais de 14 mil imóveis em cinco bairros da cidade.

De acordo com a Braskem, a movimentação no solo foi registrada “em um local específico, dentro das áreas de serviço da companhia, nas proximidades da Av. Major Cícero de Goes Monteiro”, que foi isolada preventivamente.

Continua depois da publicidade

Nota do Hospital Sanatório

A direção do Hospital Geral Sanatório comunica aos seus colaboradores, usuários e à população em geral que, tendo em vista as determinações oriundas da Defesa Civil municipal e considerando as informações dos órgãos de controle e segurança acerca do perigo de colapso iminente e deslocamento abrupto do solo na região do Mutange, com possível repercussão na área onde está localizado o nosso hospital, decidimos, por medida de segurança, precaução e prevenção de desastres, acionar o Plano de Contingência elaborado desde a ocorrência dos primeiros eventos geológicos.

Em função disso e em comum acordo com a gestão estadual e municipal de saúde, efetuaremos o remanejamento dos pacientes internados para outros hospitais, assim como garantiremos a continuidade, em outros serviços, dos pacientes submetidos rotineiramente a sessões de hemodiálise nas dependências de nosso hospital.

À medida em que essas medidas sejam detalhadas e colocadas em prática, informaremos aos familiares e aos próprios pacientes sobre cada uma delas.

Lamentamos, mais uma vez, quaisquer transtornos decorrentes dessa lastimável situação, mas a segurança de nossos pacientes e colaboradores e a continuidade da assistência médica aos nossos usuários estão acima de tudo e não mediremos esforços para preservá-las.

Continua depois da publicidade

Maceió, 29 de novembro de 2023

A direção do Hospital Geral Sanatório

Leia também

As cidades que já afundaram ou desapareceram na história do mundo

Após pausa nas chuvas, ao menos sete rodovias de SC seguem interditadas

VÍDEO: Em 11 minutos, dois caminhões evitam acidentes na área de escape entre SC e PR

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC

Destaques do NSC Total