São Joaquim, na Serra catarinense, é um destino turístico encantador por conta do clima frio, as vinícolas, a produção de maçãs e a rica gastronomia. Considerada a Capital da Maçã, São Joaquim se destaca com as belas paisagens e clima congelante.

Continua depois da publicidade

Localizada na Serra Catarinense a uma altitude média de 1.360 metros, a cidade tem como destaque a produção de maçãs, sendo uma das principais do país. A Festa Nacional da Maçã, que aconteceu em setembro deste ano, é um dos eventos culturais mais importantes do município.

Na safra de 2024/2025, mais de 339 mil toneladas maçãs foram colhidas em Santa Catarina, de acordo com dados da Associação Brasileira dos produtores de Maçã (ABPM). Só em São Joaquim e região, foram 276 mil unidades produzidas.

Além disso, de acordo com a Epagri, a próxima safra de maçãs em Santa Catarina deve ser ainda maior. Segundo a projeção, a produção deve alcançar 615 mil toneladas, um crescimento de 28% em relação ao ciclo passado. Estas são as primeiras estimativas para a safra de verão 2025/26 no Estado.

Menor cidade de SC tem apenas duas avenidas e é destaque no turismo radical

Continua depois da publicidade

Cultura e turismo

Apesar de ser destaque na produção da maçã, a cidade vem ganhando destaque com a vinicultura e com o turismo.

A cultura de São Joaquim é marcada pela influência dos imigrantes japoneses e europeus, principalmente italianos e alemães, e a influência é visível na arquitetura, nas festas tradicionais, na gastronomia e nos costumes locais.

Fotos do século passado mostram como era capela no Sul de SC submersa por barragem

Com o inverno e as baixas temperaturas, São Joaquim se destaca e atrai muitos turistas em busca do frio intenso e, ocasionalmente, da neve. A cidade é uma das poucas no Brasil onde o fenômeno é relativamente comum, proporcionando um clima único e favorecendo o turismo de inverno.

Confira fotos aéreas de São Joaquim

A culinária de São Joaquim também se destaca ao juntar as tradições europeias com ingredientes locais. No cardápio, pratos feitos à base de pinhão, truta (peixe típico da região), queijos e embutidos artesanais, muitas vezes servidos em harmonização com vinhos, além de pratos à base de maçã, como tortas, strudels e compotas.

Continua depois da publicidade

Em relação aos vinhos, São Joaquim oferece vinícolas de altitude, entre elas a Villa Francioni, Vinícola Pericó, a Leone di Venezia, o Vinhedos do Monte Agudo, a Dalture, entre outras que proporcionarão aos turistas uma verdadeira experiência inesquecível.

A cidade é um destino que encanta pela diversidade de atrações e experiências. Seja para degustar vinhos deliciosos, apreciar a culinária local ou curtir o inverno rigoroso, o município oferece algo especial para cada visitante, tornando-se um local imperdível na Serra catarinense.

Leia mais

FOTOS: Única praia fluvial a receber “Oscar das praias” nas Américas fica em SC

Ex-arquiteta cria marca com joias sustentáveis e ensina outras mil mulheres em SC