A Praia do Paulas, em São Francisco do Sul, está parcialmente imprópria para banho desde setembro deste ano. A localidade é a única da cidade que não é recomendada, conforme estudo de balneabilidade do Instituto do Meio Ambiente (IMA). Em contraponto, São Francisco do Sul foi eleita pelo “Oscar das praias” como o município com mais certificações no Selo Bandeira Azul.
Continua depois da publicidade
O que levou praia a ser imprópria para banho
A Praia do Paulas tem dois pontos de coleta para o levantamento do IMA. No Ponto 7, a indicação é de que a água está própria. A região do Ponto 6 é a que preocupa as autoridades.
Veja fotos
De acordo com o IMA, um ponto é considerado próprio quando em quatro das últimas cinco coletas o resultado de concentração de E. coli — uma bactéria que pode causar infecções e doenças — for inferior a 800 NMP a cada 100 mililitros de água. Também é considerado o resultado mais recente, que deve ser inferior a 2 mil NMP/100ml.
Em 30 de setembro de 2025, a concentração de bactéria no Ponto 6 foi de 5.172 NMP/100ml. Em 7 de outubro, o número baixou para 1.956.
Já em 14 de outubro, o IMA realizou uma nova coleta no local. A concentração de E. coli foi de 158 NMP/100ml. No entanto, a região segue imprópria para banho com base no resultado das últimas cinco coletas.
Continua depois da publicidade
Ainda conforme o órgão, as precipitações de chuvas intensas podem afetar o resultado da balneabilidade em função da lavagem de vias públicas, extravasamentos de estações elevatórias de esgoto, saturação de solos contaminados, ligações clandestinas em drenagem pluvial, entre outros.
Ações de monitoramento
Em nota, a Prefeitura de São Francisco do Sul informou que a Secretaria de Meio Ambiente realiza ações contínuas de monitoramento e fiscalização para garantir a qualidade das águas e a balneabilidade das praias do município.
“No caso específico da Praia do Paulas, as equipes têm intensificado as vistorias para identificar possíveis lançamentos irregulares de esgoto sem tratamento na Baía Babitonga, uma das principais causas de alteração na balneabilidade. As medidas incluem a notificação de responsáveis e o encaminhamento para regularização”, afirmou a prefeitura.
Leia também
Em quantos metros o alargamento inédito de praias em SC poderá avançar por dia
Como estão mãe e filhas feridas em acidente na BR-101 em Joinville: “Muito grave”
Morador liga mais de 40 vezes para o 190 e acaba na delegacia em Jaraguá do Sul











