nsc
nsc

AZ FLORIPA

Colégio utiliza banco de dados para transformar o jeito de estudar; confira

Recém-chegado a Florianópolis, Colégio e Curso AZ utiliza dados fornecidos em atividades no app para direcionar cada estudante aos assuntos que merecem mais atenção

04/10/2021 - 20h43

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Colégio usa dados para personalizar o estudo de cada aluno
Colégio usa dados para personalizar o estudo de cada aluno
(Foto: )

Você certamente já ouviu falar em algoritmos e banco de dados. Mas você sabe que a tecnologia da informação pode ser aplicada no dia a dia de estudantes do Ensino Médio e do pré-vestibular para tornar o aprendizado mais eficiente? Essa proposta é o grande diferencial do Colégio e Curso AZ, referência em ensino no Rio de Janeiro e que, recentemente, abriu sua primeira unidade em Florianópolis.

> Método de estudo inspirado na engenharia foca na correção pontual de falhas para melhor aprendizado

Com um projeto pedagógico arrojado, que visa à construção dos alunos de forma plena, respeitando as individualidades e fornecendo ferramentas de conhecimento para uma futura formação profissional e para a construção da cidadania, o AZ une corpo docente altamente capacitado e tecnologia inovadora.

Como o uso de dados pode transformar a educação?

Antes de responder a essa pergunta, é importante falar da importância da informação (dado) em questões do dia a dia de pessoas de qualquer idade. Por meio de dados, é possível detectar problemas e buscar soluções, ou seja, a informação é fundamental na tomada de decisões e pautam desde o que assistimos na televisão até o modo como um tratamento médico é realizado.

> Novidade em Floripa: Colégio oferece Espaço Maker com foco em inovação

Na educação, a gestão de dados (coleta, análise e monitoramento) tem sido um diferencial para pensar práticas mais assertivas tanto coletiva quanto individualmente. Essa tem sido a experiência dos educadores do Colégio e Curso AZ que, por meio de um aplicativo exclusivo do sistema de ensino, têm acesso ao desempenho de cada turma, de cada aluno, e pode comparar o desenvolvimento dos estudantes periodicamente, a fim de corrigir problemas de aprendizagem logo que surgem.

O aplicativo AZ conta com uma série de exercícios de fixação e de teste de aprendizado de cada conteúdo – dividido em capítulos, que são dados seguindo um planejamento fixo –, e o preenchimento desses exercícios gera dados que se transformam em gráficos de desempenho. Com base nessas informações, é possível direcionar o atendimento a cada aluno, tornando o ensino mais personalizado. E isso não significa estudar mais, e sim, estudar melhor.

De que maneira os dados ajudam na rotina de estudos dos alunos?

Além do monitoramento de desempenho individual e do comparativo com o restante da turma, ao qual os educadores têm acesso, os estudantes do AZ se beneficiam diretamente pelo conteúdo gerado pelos algoritmos do app.

> Super App AZ: conheça o aplicativo que transforma a experiência de aprendizado

Ao ingressar no Colégio AZ, o estudante responde a um questionário relativo às disciplinas ministradas – via aplicativo – e fornece informações a respeito de suas afinidades e preferências. Essas informações dão origem a uma espécie de mapa de habilidades.

A inteligência artificial do app ajusta os conteúdos, apontando os que merecem mais atenção. Por exemplo: ao analisar, pelos dados colhidos, que determinado estudante tem mais dificuldade no conteúdo sobre Guerra Fria, o aplicativo automaticamente fornece mais exercícios sobre esse assunto.

Todos os exercícios disponibilizados na “Folha AZ”, no aplicativo, possuem gabarito e têm a explicação da resposta gravada em vídeo. Os alunos têm acesso ilimitado, ainda, às videoaulas.

Para alunos do Terceirão, o mapa de afinidades ganha mais um aditivo: é possível direcionar o conteúdo de acordo com o curso e a universidade para os quais o estudante pretende prestar vestibular.

Novamente, o banco de dados faz a diferença. Uma análise de dados das últimas provas dos principais vestibulares do país permite oferecer exercícios de acordo com o conteúdo mais recorrente de cada disciplina em cada um dos concursos. Os alunos ainda recebem uma notificação ao lado de cada capítulo que traz conteúdo relevante para o vestibular desejado.

Nesse sentido, não restam dúvidas de que no Colégio e Curso AZ a tecnologia está a serviço da aprendizagem. Os dados são ferramentas de personalização de conteúdo que permitem facilitar a organização dos estudos, respeitando as habilidades de cada aluno.

Assista ao vídeo:

Saiba mais sobre AZ Floripa, o novo colégio da Ilha!

Leia também

O que é a ciência da Filosofia? Entenda tudo sobre os temas que caem no Enem e vestibular

Enem 2021 será dias 21 e 28 de novembro, anuncia ministro da Educação

Colunistas