nsc
dc

Ser ou não ser?

O que é a ciência da Filosofia? Entenda tudo sobre os temas que caem no Enem e vestibular

Aprender os assuntos da arte do pensamento pode ajudar você a entender alguns conceitos de outras áreas, principalmente a Literatura, a História e a Sociologia

29/09/2021 - 17h00

Compartilhe

Redação
Por Redação DC
Filosofia é conteúdo recorrente nas provas do Enem e do Vestibular
Filosofia é conteúdo recorrente nas provas do Enem e do Vestibular
(Foto: )

Filosofia é conteúdo recorrente nas provas do Enem e do Vestibular. Você está em dia com a Filosofia? Os fundamentos do pensamento humano, a lógica, a matemática e o método científico são filhos diretos do que é a ciência da Filosofia: a arte do pensar. Vamos lá revisar!

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

A Filosofia ficou relegada a um segundo plano na Educação Básica no Brasil. Mas, na última década voltou à cena, e a disciplina está integrada ao Currículo do Ensino Médio. Aprender os assuntos da arte do pensamento pode ajudar você a entender alguns conceitos de outras áreas, principalmente a Literatura, a História e a Sociologia.

As correntes na ciência da Filosofia 

1. Metafísica: é considerada a filosofia primeira, porque trata de investigar a origem de todas as coisas e de relacioná-las com a realidade em que vivemos. A Metafísica possui uma subárea: a “Ontologia”, que se preocupa em estudar o que é o ser. 

2. Ontologia: o objetivo é entender como os seres existentes na natureza se relacionam e quais são os elementos básicos existentes no universo, que identificam um ser tal como ele é, ou seja, a ontologia busca assegurar o significado para a existência de um ser qualquer. 

3. Epistemologia ou teoria do conhecimento: este ramo da ciência do pensamento busca investigar quais são as melhores formas de se produzir conhecimento bem como quais seriam os limites da capacidade humana em produzir conhecimento. 

4 Lógica: este ramo da filosofia busca encontrar o raciocínio perfeito. Para isso investiga as conclusões provenientes dos pensamentos. A Lógica tenta assim identificar se as conclusões obtidas preservam as proposições originais das premissas que levaram um indivíduo a concluir algo. A lógica identifica os pensamentos corretos dos incorretos. 

5. Ética ou Moral: é o ramo da ciência do pensamento que estuda as regras construidas pelo homem na vida em sociedade, e como se posiconar ou se relacionar com elas. É o campo dos códigos de conduta e convivência, do certo e do errado.

Entenda mais sobre filosfia e veja questões sobre o tema no Blog do Enem, parceiro do NSC Total.

Leia também

Saiba os 10 temas que mais caem no Enem desde 2009​​

Ensino híbrido: entenda o que é, como surgiu e a metodologia usada​

Sete passos para estruturar a Redação do Enem

Simulador das Notas de Corte do Sisu: calcule suas chances

Colunistas