A Pichau, empresa líder na América Latina no mercado de comércio on-line de produtos gamers, planeja expandir ainda mais a atuação. Apenas em 2025, a expectativa é o negócio ampliar de 20% a 25%. Já para os próximos três anos, os planos são ainda mais ambiciosos: a Pichau deverá crescer cerca de 80% no período.
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Para isso acontecer, a empresa, que iniciou como uma lan house, realiza obras e melhorias nas suas instalações. Em meados de julho, um galpão de 63 mil metros quadrados já começou a ser erguido para abrigar a área logística. No local serão montadas linhas de distribuição automatizadas e robotizadas. A construção deve finalizar em breve e, logo em seguida, outro galpão de 30 mil metros quadrados deverá ser construído no terreno ao lado.
Veja fotos da Pichau
Segundo o empresário João Carlos Pichau, CEO da empresa que leva o seu sobrenome, a ideia de criação de um centro automatizado surgiu para agilizar e melhorar as entregas aos clientes de todo o Brasil. Além disso, com a inauguração recente da loja física, a ideia é envolver ainda mais o consumidor.
— A loja física é para o pessoal poder chegar lá e entender um pouco mais a respeito do produto ou poder pegar o produto. Porque hoje, como tem a internet, a pessoa compra, mas não sabe nem o que está comprando. E assim, se ela for lá, ela consegue comprar e pegar na mão. E também é um entretenimento. Se a pessoa pessoa quiser chegar lá e jogar, ele pode ir lá e jogar. Pode ir lá, olhar bem o produto antes de comprar, testar — afirma.
Expansão
Com o planejamento de crescer 80% nos próximos três anos, João Carlos revela que a Pichau enxerga o mercado atual com boas expectativas. Para o CEO, o segredo para continuar prosperando nos negócios é trabalhar, achar novos produtos e “fazer acontecer”.
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— Está difícil, tá todo mundo vendo que está difícil, mas você tem que ir lá e trabalhar. Como se diz: ” arregaçar a manga e começar a trabalhar” — diz.
A Pichau continuará investindo em produtos gamers, como notebooks, computadores e produtos ligados à informática. Porém, já começou a expandir os negócios com uma parceria com a Opa Bier, em que a empresa lançou a própria linha de energético.
Para novembro, o CEO também revelou que a Pichau lançará uma coleção de roupas inspirada no mundo gamer. O lançamento será feito em parceria com diversos influenciadores digitais.
Como lan house virou empresa com faturamento de R$ 2 bi
A Pichau possui um faturamento bilionário e caminha para novos negócios em 2025. Porém, antes de chamar a atenção do país inteiro, a empresa era apenas uma lan house.
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A ideia da empresa nasceu em 2006, quando o empresário paranaense João Carlos Pichau, que trabalhava com vendas de produtos de informática, no Paraguai, percebeu que o comércio de jogos estava crescendo.
— Eu montei duas lan houses em Foz do Iguaçu, no Paraná. Vi que não era uma região boa para expandir e vim para Joinville, montei duas aqui também. Mas do jeito que montei, vendi — disse o empresário ao NSC Total em 2024.
De volta ao Paraná, fundou um comércio on-line em Francisco Beltrão, no ramo de informática, em 2007. No entanto, motivado pelos problemas com fretes e por incentivos fiscais, realocou o espaço para Joinville, no bairro Costa e Silva, em 2009.
— Era uma sala para estocar produtos. A gente só vendia peças para computador, até que criamos uma plataforma que montava os computadores gamers “do zero” para quem não tinha conhecimento, denominada “Monte seu PC”. Isso aumentou em 1.000% a empresa — explicou João Carlos.
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Em meados de 2012, a empresa decidiu investir em uma loja física, em Joinville, para ajudar a credibilizar o negócio. A unidade ficava localizada na Rua Dr. João Colin, no bairro América.
— Na pandemia foi quando estourou as compras on-line. Hoje [em 2024], temos faturamento aproximado de R$ 2 bilhões, sendo líder no segmento gamer na América Latina. Além disso, estamos fechando uma parceria com a Amazon, para poder vender dentro da plataforma deles — revelou o fundador.
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