Além das duas agendas previstas em estaleiros de Itajaí, a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também deve marcar a entrega oficial da duplicação do lote 2 da BR-470, entre Ilhota e Gaspar, no Vale do Itajaí.

Continua depois da publicidade

Lula deve descerrar a placa de conclusão do lote 2 da BR-470 no ato previsto para a tarde desta sexta-feira (26), no estaleiro Detroit, no bairro Salseiros, em Itajaí. Não haverá um ato na rodovia. O viaduto de acesso a Gaspar, uma das últimas obras pendentes do lote 2 da BR-470, teve a passagem de veículos liberada no último fim de semana.

O ministro dos Transportes, George Santoro, também deve participar do ato.

A duplicação da BR-470 em Santa Catarina é uma obra de responsabilidade federal, executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

A rodovia foi dividida em quatro trechos principais (lotes):

Continua depois da publicidade

  • Lote 1: Navegantes a Ilhota
  • Lote 2: Ilhota a Gaspar
  • Lote 3: Gaspar (Belchior Baixo) a Blumenau (Trevo de acesso a Pomerode)
  • Lote 4: Blumenau a Indaial

Uma curiosidade é que a placa a ser descerrada tem o nome das autoridades federais, estaduais e dos municípios cortados no lote da rodovia. Apesar de ser algo comum a monumentos de entregas de obra, a placa põe lado a lado os nomes do presidente Lula e do governador Jorginho Mello (PL), apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro e adversário político de Lula em Santa Catarina.

Placa põe lado a lado os nomes do presidente Lula e do governador Jorginho Mello (PL) (Foto: Jean Laurindo, NSC Total)

Veja fotos dos trechos em obras na BR-470

Continua depois da publicidade

Visita a construção de navios da Petrobras

Mais tarde, a partir das 13h30min, o presidente visita as obras de embarcações de apoio em alto-mar contratadas pela Petrobras no estaleiro Detroit Brasil, no bairro Salseiros, a aproximadamente oito quilômetros do local da primeira agenda do dia.

As embarcações integram o Programa Mar Aberto, destinada à renovação e ampliação da frota da Petrobras e ao fortalecimento da indústria naval nacional. No total, há 10 embarcações em construção em Itajaí e seis em Navegantes, com uma mobilização total de mais de 2 mil trabalhadores.

Viagem anunciada em meio a polêmica da pesca da tainha

Lula anunciou a visita a Itajaí no início do mês, em um vídeo em que comentou a resolução do impasse sobre a pesca de tainha na modalidade arrasto de praia, que ficou suspensa por alguns dias após atingimento da primeira cota prevista.

O lançamento da fragata estava previsto inicialmente para dia 17 deste mês, mas foi remarcado a pedido do gabinete da Presidência da República.

Continua depois da publicidade

As visitas do 3º mandato de Lula

A primeira visita de Lula a SC no terceiro mandato ocorreu em 9 de agosto de 2024. Na ocasião, o petista inaugurou o Contorno Viário da Grande Florianópolis, obra prevista no contrato de concessão do trecho Norte da BR-101 em SC que buscou desafogar o trânsito da região da Capital. No mesmo dia, ele também participou do lançamento ao mar da primeira fragata da Classe Tamandaré construída em Itajaí.

No ano seguinte, em maio de 2025, na segunda visita do mandato a SC, Lula participou do anúncio de R$ 844 milhões em investimentos no setor náutico e logístico, incluindo obras de modernização, dragagem e ampliação do terminal. O ato marcou a federalização da administração do porto de Itajaí.

A cerimônia coincidiu com a chegada de um navio da montadora BYD com 7 mil carros elétricos e híbridos que desembarcaram no Brasil.

Agenda ocorre a dois meses do início da campanha eleitoral

A terceira visita de Lula a SC no terceiro mandato ocorre a menos de dois meses do início da campanha eleitoral, que deve aumentar o ritmo da agenda de viagens e compromissos políticos do político. O atual presidente buscará a reeleição em outubro.

Continua depois da publicidade

A agenda também sucede uma semana movimentada na articulação política da gestão federal. Nesta quinta-feira (25), Lula anunciou a senadora Teresa Leitão (PT-PE) como nova líder de governo no Senado. Ela substitui o senador Jaques Wagner (PT-BA), que deixou o cargo esta semana após reunião com Lula. Jaques foi alvo de uma operação da Polícia Federal que investiga crimes ligados ao escândalo do Banco Master.

Ainda no campo político, a agenda de Lula em SC deve ter a companhia de pré-candidatos do PT e de partidos aliados nas eleições de outubro. O pré-candidato a senador Décio Lima e o pré-candidato ao governo, Gelson Merisio (PSB), são presenças certas nos eventos.

Confira fotos da última visita de Lula a SC