Depois de passar por um cancelamento de data, Joinville recebe novamente a 3ª Parada LGBTQIA+ após 15 anos. Em celebração da diversidade na cidade, o evento promete colorir as ruas com arte, cultura, cidadania e ativismo no dia 28 de setembro. A concentração acontece na Praça Nereu Ramos, no Centro da cidade.
Continua depois da publicidade
Para os organizadores, o evento reafirma o compromisso com os direitos humanos, a inclusão e o combate à LGBTfobia. A Parada é organizada de forma colaborativa por artistas, ativistas e lideranças comunitárias, representando um marco simbólico e educativo na trajetória da cidade.
Gabriella Adratt, membro da comissão organizadora da Parada, explica que o evento, previsto para acontecer em 29 de junho, precisou ser adiado após uma manutenção na iluminação da praça onde aconteceriam todas as atividades. Desde então, a organização buscava por uma nova data e liberação do espaço.
— Nós levantamos alguns dados da comunidade LGBT de Joinville, que é uma comunidade pouco assistida justamente por falta dessa questão de representatividade, por conta da cidade ser mais tradicional. Mas essas pessoas existem e elas resistem ao tema da nossa parada. (…) A diversidade constrói Joinville, porque de fato, as pessoas LGBTs, elas estão em todos os lugares de Joinville — afirma.
O evento, que acontece no último domingo mês, promete ser um momento de conexões e reconhecimento.
Continua depois da publicidade
— É muito importante também que a gente tenha espaço para nos reconhecermos, para nos unirmos, para construirmos a nossa comunidade e, como eu falei, com muito respeito — destaca Gabriella.
Ainda, a organização reforça que, para evitar qualquer tipo de acidente, será proibida a entrada de pessoas com vidros ou outros objetos cortantes no local do evento.
*Sob supervisão de Leandro Ferreira
Leia também
Por que 8 de setembro é feriado em São Francisco do Sul
Nos 25 anos do Bolshoi, bailarinos de Joinville apresentam concerto de gala na Rússia






