nsc
dc

Opinião

Como impulsionar a cultura de inovação nas empresas para avançar nos resultados

Permitir que os colaboradores exerçam a criatividade e tenham espaço para experimentar e errar podem ser sinais de que uma companhia tem cultura de inovação consolidada

21/10/2021 - 06h00

Compartilhe

Por Tech SC
pessoas
São as pessoas que promovem a inovação nas empresas
(Foto: )

Iomani Engelmann, novo colunista do Tech SC
(Foto: )

Quando se fala em inovação dentro de uma empresa é comum pensar no aprimoramento de produtos ou serviços desenvolvidos pela companhia. Porém, a cultura de inovação vai muito além desses aspectos e tem um foco: as pessoas. São elas que promovem a inovação. 

Permitir que os colaboradores exerçam a criatividade e tenham espaço para experimentar e errar, e por consequência aprender, podem ser sinais de que uma companhia tem uma cultura de inovação consolidada. 

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

Porém, ter uma cultura de inovação não é algo necessariamente natural dentro de uma organização. A construção exige o engajamento de líderes e colaboradores, a análise de dados e um planejamento estratégico capaz de identificar as fragilidades e aproveitar as oportunidades que a organização possa ter.

Para avançar mais neste sentido e auxiliar no desenvolvimento das empresas, a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) lançou o Innoway, uma plataforma de inteligência digital para analisar o nível de maturidade da empresa em relação à cultura de inovação e apontar caminhos de como pode melhorar. 

> Acate 35 anos: os desafios para formar novos talentos para o ecossistema de inovação

A ferramenta de diagnóstico e orientação, com metodologia exclusiva desenvolvida pela Modo8, parceira da Acate, ajuda as empresas a identificar falhas, conhecer deficiências da equipe, aprimorar processos, comparar-se a outros players do mercado e traçar planos para serem mais ágeis e inovadoras. 

Após o questionário on-line respondido por colaboradores e líderes e cruzamento de dados, é possível mensurar como a companhia está em relação à inovação, além de mapear os caminhos para avançar nesta trilha. 

> Como o setor de tecnologia ajudou a colocar três cidades de SC entre as mais atrativas para novos negócios

Esse trajeto rumo a uma cultura de inovação consistente é fundamental para que as companhias atinjam um desempenho maior e tornem-se ainda mais competitivas, com protagonismo no cenário nacional e internacional. Além disso, certificar que a empresa tem um nível de maturidade alto nesse quesito é mais um diferencial importante na hora de atrair talentos, investidores ou concretizar negócios e parcerias. 

Afinal, impulsionar a cultura de inovação aumenta a capacidade de enxergar oportunidades, solucionar problemas, questionar pressupostos, conectar ideias e mobilizar recursos para transformá-los em resultados. Assim, ao consolidar esse aspecto dentro da companhia, todos saem ganhando. 

A medida valoriza e melhora a vida dos colaboradores, ajuda a garantir a adaptabilidade do negócio em um mercado competitivo, além de gerar riquezas, oportunidades e soluções para os desafios da empresa.

*Por Iomani Engelmann, presidente da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate)

Leia também

Apple anuncia novos MacBooks e AirPods; preços no Brasil já foram divulgados

Empresa blumenauense de tecnologia PagueVeloz é comprada pela gigante Serasa

Empresa lança cão robô armado, e web compara com episódio de "Black Mirror"

Colunistas