Foi em dezembro de 2021 que Grasi Medeiros, fundadora da marca de moda Migra Store, criou uma comunidade a partir de uma necessidade pessoal: após 14 anos trabalhando com carteira assinada, ela decidiu empreender e se viu sozinha diante dos desafios de gerir um negócio. Em busca de apoio, convidou algumas amigas, que também empreendiam, para se reunirem e trocarem ideias, experiências e estratégias de divulgação.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O primeiro encontro contou com seis empreendedoras, o segundo com 10, e assim a rede foi crescendo de forma orgânica. Atualmente, a comunidade conta com 100 mulheres. Foi desse movimento que nasceu, oficialmente, o Conecta Migra, um projeto que reúne mulheres empreendedoras da região com o objetivo de promover encontros periódicos focados em desenvolvimento profissional, estratégias de negócio, trocas de aprendizados e até mesmo partilhas sobre erros e dificuldades comuns na jornada empreendedora.

Atualmente, a comunidade realiza encontros mais de uma vez por mês, com programações que variam entre momentos de conversa, eventos de networking e confraternização. Participam mulheres de diversos segmentos, como moda, gastronomia, beleza, consultoria, entre outros, que não apenas compartilham conhecimento, mas também fortalecem seus negócios comprando umas das outras, criando uma rede interna de apoio e incentivo mútuo.

O propósito do Conecta Migra, para Grasi, é claro:

Continua depois da publicidade

— É fortalecer mulheres que empreendem para que sigam firmes, vivendo de seus negócios e apoiando umas às outras em uma rede de acolhimento e crescimento coletivo.

Agora, a comunidade é responsável pela curadoria do evento “Potências Femininas”, que celebra um ano do Antonietas, da NSC, nesta quarta-feira (28), em Florianópolis. A programação gratuita tem a participação de mulheres inspiradoras, como as jornalistas Leilane Neubarth, da GloboNews, e Laine Valgas, Eveline Poncio e Carol Fernandes, da NSC.

Durante o evento, haverá uma feira de negócios que reunirá mulheres empreendedoras da Grande Florianópolis. São mães, mulheres e empresárias que levarão os seus negócios para a sede do Sebrae. A celebração começa às 8h com o credenciamento e um welcome coffee, na sede do Sebrae, na Rodovia José Carlos Daux, 600, no bairro João Paulo.   

Sebrae Delas

A parceria entre mulheres também acontece por meio do Sebrae Delas, projeto que surgiu há seis anos e que tornou possível olhar as necessidades, oportunidades e especificidades de empreender sendo mulher, conforme explica Marina Barbieiri, que está à frente do programa em Santa Catarina desde o início, em 2019.

Continua depois da publicidade

— Ao longo desses seis anos, o programa já evoluiu e amadureceu muito. A gente já conseguiu expandir a nossa forma de atuação, não apenas para um programa, mas para uma estratégia de atendimento a mulheres a nível do Sebrae — conta Marina.

Um dos três pilares do Sebrae Delas, além das soft skills e competências técnicas, é o olhar de ecossistema: de relacionamento, conexão e de geração de negócios entre mulheres. Para Marina, é exatamente desta forma que o programa se conecta com o Antonietas:

— O Antonietas surgiu como uma iniciativa da NSC justamente para enaltecer as figuras femininas ao longo da história. Cada vez mais, a gente percebe o quão importante essas mulheres foram nessas jornadas, nos seus mais diversos papéis, e o que a gente mais prega, acho que não só com o Sebrae Delas, mas como mulher, é que lugar de mulher é onde ela decidir estar, é onde ela quiser estar.

Movimentos como esses, para ela, são importantíssimos para as novas gerações.

— A gente sabe que é uma luta diária, um movimento contínuo, e que a gente ainda tem bastante trabalho pela frente. O grande conceito que nos une é justamente fazer parte de um movimento, de algo muito maior. Sozinhas, a gente não vai mudar o mundo. Precisamos de parcerias fortes, realmente engajadas para provocar a mudança — finaliza

Continua depois da publicidade

Relembre o lançamento do Antonietas, no ano passado:

Potências Femininas: tudo sobre o evento

A agenda de talks começa com Laine Valgas, apresentadora do Jornal do Almoço Florianópolis. Como especialista em Neurociências, Saúde Mental, Inteligência Emocional e Psicologia Positiva, ela vai falar sobre como manter bem-estar para mulheres em tempos de multitarefas.  

A convidada especial do evento é a apresentadora da Globonews, Leilane Neubarth. O tema da palestra será o etarismo. A jornalista conduziu recentemente na emissora a série “Tempo Rei”, que fala sobre o assunto. Os episódios retratam os avanços da ciência, o mapeamento genômico, as pesquisas sobre comportamento genônico e o que pode ser essencial para qualidade de vida na terceira idade. Segundo o IBGE, em 2070, um em cada quatro brasileiros será idoso. E a proporção de pessoas com 60 anos ou mais deve saltar 37,8% daqui 40 anos.  

Após as apresentações individuais, Eveline Poncio conduz uma conversa com Laine Valgas e Leilane Neubarth, que contará com participação do público. O evento será apresentado pela repórter Carol Fernandes. 

Continua depois da publicidade

O Antonietas é um movimento institucional e editorial da NSC que valoriza a força da mulher catarinense. Em um ano de atuação, já foram publicados mais de 300 conteúdos em TV, rádio, digital e impresso. O foco é dar visibilidade a mulheres que são destaque em suas áreas de atuação. As pautas priorizam inclusão, ampliação de espaço, diversidade, educação e formação de geração futuras, liderança, empreendedorismo, bons exemplos e paridade. 

O nome foi inspirado em Antonieta de Barros, mulher, jornalista, negra, professora e uma das primeiras mulheres eleitas no Brasil. Antonieta teve, entre seus ideais, a emancipação feminina. 

Você pode acompanhar os conteúdos sobre o tema nos site do NSC Total e no especial Antonietas no g1 SC. O evento tem apoio do Sebrae por meio do Sebrae Delas. As inscrições podem ser feitas no link do Sympla.

*Sob supervisão de Luana Amorim

Leia também

Nany People chega em Florianópolis como “coach” em peça com dicas sobre relacionamentos

Campanha Sinal Vermelho incentiva mulheres vítimas de violência a denunciar usando X na mão

Como surgiu a parceria entre cantora de SC e Ne-Yo para primeiro feat do artista com brasileiros

Mulheres vivem mais, mas enfrentam etarismo de forma mais intensa