nsc
nsc

Tech

Computadores ultrapassados podem diminuir produtividade em até 40%

Estudo realizado pela Dell Technologies mostra que a produtividade dos colaboradores pode cair em até 40% quando os computadores e softwares são ultrapassados

02/06/2021 - 14h45 - Atualizada em: 17/06/2021 - 10h07

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Com o passar dos anos e o avanço da tecnologia, os computadores ficam defasados e não entregam mais eficiência ao usuário
Com o passar dos anos e o avanço da tecnologia, os computadores ficam defasados e não entregam mais eficiência ao usuário
(Foto: )

Além de causar estresse no ambiente de trabalho, um computador lento que demora para fazer atividades simples pode prejudicar o desempenho dos colaboradores e até mesmo de uma empresa. Isso é o que aponta a pesquisa Brain On Tech, realizada pela Dell Technologies em parceria com a Emotiv, empresa líder na área de soluções de neurociência e bioinformática.

> Novos recursos no Twitter: reações e plano pago devem chegar à plataforma

O estudo mapeou como a tecnologia afeta a produtividade e o bem-estar dos trabalhadores e apontou que os profissionais que precisam lidar com computadores ruins e com tecnologia ultrapassada levam cerca de 40% mais tempo para realizar as tarefas se comparado àqueles que usam uma máquina mais moderna e com softwares adequados.

Ainda segundo a pesquisa, a mudança para um computador melhor e com as ferramentas ideais para o trabalho produziu mais entusiasmo nos participantes do que receber uma recompensa financeira após os experimentos. E constatou que um bom funcionamento da tecnologia tem um impacto positivo no trabalho e alivia o estresse dos empregados, criando benefícios para os empregados e para a empresa.

O Brain On Tech também identificou que um equipamento ideal pode gerar economia de até 23 minutos por hora para os profissionais. Isso equivale a 37% (ou 15 horas) das 40 horas semanais de trabalho.

Menos estresse, mais produtividade

Em tempos de pandemia, em que o home office se tornou realidade de boa parte dos trabalhadores, o uso de notebooks e equipamentos inadequados aumenta ainda mais o desconforto do trabalhador e é fator determinante para a queda de produtividade. Segundo o estudo, aqueles que vivenciam esses momentos de alto estresse por conta de problemas tecnológicos demoram três vezes mais para relaxar e se recuperar dos efeitos dessa jornada de trabalho.

> Empresa catarinense aposta em experiência de vida para diversificar quadro de colaboradores

Uma das principais prioridades das empresas atualmente é combater o esgotamento dos empregados. A melhor maneira de lidar com isso é adotando máquinas mais modernas e com tecnologia atualizada, ou que ofereçam a chance de personalizar a configuração de seus computadores e notebooks para atender às necessidades dos profissionais.

Na Grande Florianópolis, a empresa de tecnologia Viph It oferece equipamentos modernos e atualizados com entrega para todo o Brasil. Além disso, trabalha com as melhores marcas de peças, notebooks e PCs do mercado como Lenovo, HP, Acer, DELL e Samsung. Para buscar atendimento, basta enviar uma mensagem via Whatsapp

Trocar os computadores por máquinas mais avançadas, assim como atualizar softwares, pode ser a solução mais eficaz para a melhoria no ambiente de trabalho e profissionais mais eficientes. A escolha correta do PC melhora consideravelmente o desempenho dos funcionários de uma organização, o que inclui tanto a capacidade de terminar as próprias tarefas quanto de participar mais ativamente do trabalho na empresa.

Sinais de que está na hora de trocar o seu computador

Com o passar dos anos e o avanço da tecnologia, os computadores ficam defasados e não entregam a experiência que o usuário necessita, fazendo com que seja preciso substituir o aparelho por um mais moderno. Entenda se a sua empresa está precisando de novos equipamentos.

Computador não aceita um sistema operacional mais atual

Um dos primeiros sinais de que o seu computador precisa ser trocado é quando você vai atualizar o sistema operacional e ele não permite o upgrade.

Incapacidade de executar programas mais recentes

Quando um dos software utilizados na máquina para o trabalho recebe uma atualização que não é compatível com o computador, é o momento de a empresa começar a pensar em substituir o equipamento por um mais moderno.

Computador lento

Um PC ou notebook lento, que trava de cinco em cinco minutos e leva um tempo considerável para responder a qualquer comando é mais um indicador de que a máquina precisa ser trocada. Ou, na melhor das hipóteses, atualizada.

> Termômetro Solidário: campanha mobiliza catarinenses para arrecadação de roupas

Investir em máquinas que atendam às necessidades da empresa e do trabalhador é sempre a melhor opção.

Novos componentes externos

À medida que o tempo vai passando, um computador antigo pode apresentar problemas para conectar novos periféricos, que são inventados e lançados no mercado.

Lentidão no sistema

Um dos componentes de hardware mais importantes em um computador é a memória RAM, que, junto do processador, tem a função de transportar os dados e informações dos programas instalados no computador. Se a memória RAM está quase toda consumida, você tem um grande problema, uma vez que ela é responsável por dar agilidade e velocidade no funcionamento do sistema.

E quando ela está completamente comprometida, o desempenho do computador é prejudicado e isso se reflete na produtividade do usuário.

É preciso estar atento aos sinais que a máquina emite como um barulho na fonte, processador que está superaquecendo ou lentidão para executar as tarefas simples. Se esses problemas estão ocorrendo com muita frequência, este é o momento para providenciar um computador novo.

Na Viph It você encontra equipamentos de TI atualizados e as melhores marcas do mercado. Acesse o site, instagram ou facebook .

Leia também

Despesa com energia elétrica pode representar até 40% dos custos de produção nas empresas

Inteligência artificial ajuda na colheita do café

Colunistas