nsc
nsc

Reconhecimento

Conquista do GPTW fortalece senso de propósito e pertencimento em empresa de SC

Com uma história pautada no respeito e na valorização das pessoas a Leonora comemora a certificação como uma das melhores empresas para trabalhar

22/07/2021 - 15h36 - Atualizada em: 23/07/2021 - 07h33

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Leonora conquista GPTW
A Leonora investe na valorização dos colaboradores e conquista selo "Great Place to Work".
(Foto: )

O ano de 2020 foi marcado por inúmeros desafios. No mundo corporativo, diferentes obstáculos surgiram desde a chegada da pandemia de Covid-19: regime de trabalho, manutenção dos empregos, diversificação de modelos de negócios... foram muitas as novidades impostas às equipes e gestores. 

> Concorra a kits para redecorar um ambiente: Confira as regras do Desafio DIY

No entanto, algumas empresas viram na crise uma oportunidade para inovar e realizar novas conquistas, apostando na resiliência e no fortalecimento de vínculos entre empresa e colaborador. Esse é o caso da Leonora, empresa de materiais de papelaria e escritório, com sede em Palhoça (SC), que conquistou o Selo GPTW em reflexo do último ano.

Se traduzidas literalmente, as palavras “Great Place to Work”, que formam a sigla GPTW, significam “ótimo lugar para trabalhar”. Ampliando esse conceito, a certificação tem como objetivo atestar quais são as melhores empresas do país para trabalhar, validando a eficiência das ações de valorização dos colaboradores e da qualidade de trabalho, já que a avaliação e os resultados são obtidos justamente por meio da análise da equipe interna.

Sendo assim, o selo coroa empresas que possuem em sua caminhada a preocupação não apenas com seu produto, mas também com quem atua junto ao negócio. Com 37 anos de história, a Leonora, que foi criada por Alberi Antônio Rodrigues como uma gráfica, em Rondônia, conta hoje com colaboradores distribuídos em filiais em Manaus (AM), Vilhena (RO), São Paulo (SP), Recife (PE) e Cariacica (ES), além dos que trabalham na matriz, em Santa Catarina, tendo grande impacto na vida de centenas de famílias.

— A conquista do GPTW em um ano atípico realizou um sonho do presidente da empresa, Alberi A. Rodrigues, em saber que as pessoas que aqui trabalham sentem orgulho em fazer parte de todo o legado construído. Para isso, constituiu um time de liderança com foco em desenvolver uma cultura inovadora e sustentável. Acreditamos que a realização de cada colaborador reflete nos melhores resultados de uma organização — afirma Verindiana Haas, gerente de gestão de pessoas da Leonora.

Conquista do GPTW
Leonora se destaca entre as melhores empresas para se trabalhar e conquista selo GPTW.
(Foto: )

Desde o início das suas atividades, a Leonora carrega como propósito ser uma empresa de cultura visionária e pioneira, que gera crescimento sustentável, com a valorização das pessoas, da inovação e da aprendizagem contínua, fomentando o crescimento organizacional e incentivando a comunicação transparente da liderança inspiradora. Com isso, gestores e colaboradores atuam como parceiros.

Desde o último ano, os esforços dos gestores da Leonora se concentraram, principalmente, na valorização das pessoas para proporcionar um melhor ambiente organizacional.

— Durante a pandemia, apostamos em um canal de atendimento psicológico para atender os colaboradores e seus dependentes, que compartilham os seus principais anseios —explica Verindiana.

Mesmo com a crise econômica, a empresa manteve todos os colaboradores no time, e pôde criar estratégias de retomada dos negócios, fortalecendo as áreas de Vendas, Marketing e Produto, inovando e criando novas oportunidades para atuar no mundo digital.

Construção coletiva contribui com o engajamento da equipe

Visando consolidar ainda mais uma base de colaboração entre empresa e time, a gerente Verindiana explica que o engajamento é estimulado por um ambiente de trabalho que incentiva a participação e construção coletiva de estratégias, proporcionando qualidade na criação dos produtos e serviços da Leonora. Entre as ações, ela destaca o Leonora Day, importante dia em que o time administrativo atua na construção do propósito da empresa.

Leonora Day
A Leonora aposta na participação e construção coletiva de estratégias da empresa, despertando o senso de pertencimento.
(Foto: )

— É possível perceber o brilho nos olhos e o engajamento de todos, que visivelmente refletem a alegria em fazer parte da construção da história da Leonora — conta a gestora.

A Leonora acredita que entender o que as pessoas valorizam é a chave para criar uma organização com alta performance. Para isso, os colaboradores são ouvidos constantemente em reuniões de grupos focais ou individuais com seus gestores e em pesquisas de clima.

Dessa forma, a empresa obtém feedbacks que permitem desenvolver processos para a construção de planos individuais de carreira, fortalecendo a autonomia e o senso de pertencimento com o olhar singular sobre cada indivíduo, sem deixar de pensar na coletividade.

A comunicação como um pilar de troca

Para Verindiana, a comunicação é um pilar importante para o bom clima dentro da empresa, e as reuniões mensais de alinhamentos com o time permitem que todos entendam os próximos passos e de que maneira podem contribuir nessa jornada. Nessas reuniões, as áreas apresentam suas evoluções e destaques e é o momento em que comemoram os aniversários do mês – quando os aniversariantes ganham um voucher de “Day Off”, para que possam aproveitar o dia de folga, ao lado de amigos e familiares.

— Entre nossas metas, está o fortalecimento do senso de pertencimento dos colaboradores, que atuam na empresa compartilhando o mesmo propósito: Em conjunto com nossos colaboradores, definimos que o propósito da Leonora é criar experiências que proporcionam felicidade. Quando desenvolvemos produtos com ótimo custo-benefício e os tornamos acessíveis, podemos considerar que, sim, estamos cumprindo com esse objetivo — afirma o fundador da Leonora, Alberi Antônio Rodrigues.

A empresa também reforça a inclusão dos colaboradores com ações de endomarketing, pensadas para promover o bem-estar e reforçar os vínculos. Quem atua na empresa se torna, de fato, autoridade nos produtos desenvolvidos e a marca faz questão de construir esse caminho. Por exemplo, sempre que itens novos são lançados, os colaboradores são os primeiros a terem contato em ações especiais, identificando na prática o fruto do seu trabalho.

Divulgação Leonora
Ação de Dia das Mães, com entrega de produtos da coleção Soul Garden.
(Foto: )

Pequenos gestos, grandes resultados

Outro exemplo do cuidado da empresa em olhar para os indivíduos em sua integralidade, é por meio da divulgação, sempre em primeira mão, das vagas disponíveis internamente, permitindo, assim, que quem já trabalha na empresa possa aproveitar as oportunidades, de acordo com suas competências e habilidades. Além disso, o desenvolvimento individual é incentivado pelo programa de auxílio educação, que contempla graduações, especializações e cursos de idiomas.

— A Leonora é uma empresa que oferece diversos benefícios aos seus colaboradores. O clima é tranquilo e agradável. A empresa também é referência nacional no ramo em que atua e está cada vez mais forte no mercado. Me sinto feliz em trabalhar aqui — afirma Caio Wagner, que está na Leonora há três anos, iniciando como Analista de Importação e hoje atuando como Comprador.

Os gestores da Leonora entendem que, tão importante quanto dar oportunidade para que os colaboradores desenvolvam seus intelectos e habilidades, é incentivar que cuidem da saúde física. Por essa razão, foi criado o projeto Leo Fit, que tem por objetivo incentivar os colaboradores a buscarem hábitos mais saudáveis de bem-estar, com a realização de atividades físicas e a adoção de alimentação saudável.

Como prática, semanalmente a empresa oferece o Dia da Fruta em todas as áreas, e firmou parcerias com academias, além da organização de atividades como trilhas e passeios de bicicleta.

— São esses cuidados que contribuem com resultados mais efetivos, demonstrando que enxergamos o profissional em sua totalidade, prezando pelo bem-estar no ambiente de trabalho — finaliza Verindiana Haas.

A certificação GPTW 2021, conquistada pela Leonora, fortalece a cultura organizacional da empresa e o propósito de manter um ambiente de trabalho harmonioso e de constante estímulo, que se reflete na qualidade dos produtos e serviços e no crescimento constante da empresa que, há 37 anos, se preocupa em oferecer material de papelaria alinhado com as tendências mundiais, com excelência de qualidade e preço justo.

Acesse o site oficial da Leonora e saiba mais sobre a empresa.

Confira o especial Mundo Criativo.

Leia também

Juros, inflação e outras variáveis: Entenda como descomplicar o mundo dos investimentos

Atividades esportivas para praticar no inverno serrano

Como decorar e criar uma adega em casa para guardar os vinhos

Colunistas