Blumenau registrou nesta sexta-feira (10) o maior número de casos do novo coronavírus em 24h e a quantidade mais elevada de pacientes em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) desde o começo da pandemia. Conforme a prefeitura, foram 261 diagnósticos a mais em comparação ao último boletim. A ocupação em leitos de UTI chegou a 66,7%. São 42 internados e 3.891 infectados em toda a cidade (2.424 já passaram pelo período de isolamento e são considerados recuperados).
Continua depois da publicidade
> Clique aqui para receber as últimas notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp.
Entre as 42 pessoas hospitalizadas em estado mais grave, 37 são de Blumenau e cinco de municípios vizinhos; 12 delas ainda aguardam a confirmação da doença, assim como 24 que estão em leitos de enfermaria. Há outras 27 nesses lugares que já tiveram a Covid-19 constatada. Das 51 em enfermarias, 41 são blumenauenses. A ocupação nesses espaços está em 28,8%. A prefeitura aplicou até o momento mais de 17,6 mil testes.
Para reduzir filas na Vila Germânica, bairro de Blumenau terá testagem de Covid-19
Ao final da coletiva virtual que fez na noite desta sexta, o prefeito Mário Hildebrandt pediu a compreensão da população sobre as medidas de proteção. Segundo ele, as equipes vão discutir neste fim de semana maneiras de conter o avanço de casos.
Continua depois da publicidade
— Se você tem alguma festa, aniversário, churrasco…por favor, não vá. Se você não tem necessidade de sair de casa, não saia — apelou.
Hospitais pedem à prefeitura de Blumenau medidas para conter pressão do coronavírus sobre UTIs
Ocupação hospitalar
O boletim do governo do Estado divide o Vale do Itajaí em dois: Vale e Foz do Rio Itajaí (cidades do litoral). No caso do Médio e Alto Vale, a ocupação em leitos de UTI está em 70,4% (há 64 lugares livres). Já na Foz, o percentual é de 82,3%, com 25 leitos disponíveis.
SC tem mais de 40 mil pessoas infectadas por coronavírus e é o Estado com mais casos no Sul do país
Casos pelo Vale do Itajaí
Em todo o Vale, desde o início da pandemia, 13.258 pessoas já se contaminaram, conforme dados do governo do Estado. Das 459 mortes registradas em Santa Catarina, 162 foram de moradores da região.
A cidade com o maior número de casos no Vale do Itajaí, ainda segundo o boletim do Estado desta sexta-feira (10), é Blumenau, seguida de Balneário Camboriú. Os números diferem dos informados pelas prefeituras pois há análises acumuladas no Laboratório Central de Saúde Pública, o que gera atraso na contagem. Confira os municípios da região com as maiores quantidades de infectados:
Continua depois da publicidade
Blumenau – 2.769
Balneário Camboriú – 2.475
Itajaí – 2.260
Camboriú – 754
Navegantes – 729
Brusque – 691
Itapema – 501 
Bombinhas – 362
Gaspar – 356 
Indaial – 346
Leia também: O que foi o estrondo sentido em Blumenau e região nesta sexta-feira
 
				 
                                    