Com que frequência você troca a esponja de lavar louça? Toda semana? Quando ela já está bem comprometida? Pois saiba que esses objetos são os alvos preferidos de centenas de bactérias, que oferecem riscos à saúde da sua família.

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

Pesquisas mostram que um único pedaço de esponja de cozinha pode conter até 10 mil tipos diferentes de bactérias. Por conta disso, as pessoas não devem lavar somente a louça, mas os equipamentos que higienizam os pratos, talheres e copos.

Aliás, a esponja não é a única vilã da pia. Utensílios como tábua, panos e detergentes também acumulam bactérias e devem ser lavados e guardados corretamente.

Orientação

Úmida e cheia de restos de alimentos, a esponja de lavar louça oferece tudo o que as bactérias precisam para sobreviver. Por isso, ela não deve ser deixada sobre a pia. O certo é guardá-la em local limpo e seco, bem longe da umidade.

Continua depois da publicidade

Se possível, tenha sempre três esponjas, uma para vidros, como copos e pratos, outra para panelas e peças de metal, como talheres, e mais uma para ensaboar a superfície da pedra e da cuba da pia.

> Artesã de SC recebe prêmio por criar esponjas de limpeza com as redes de pesca

Após o uso, lembre-se de lavar a esponja com água e sabão neutro. Essa prática é necessária para remover os restos de alimentos e gorduras. Por fim, remova o excesso de água.

A cada três ou quatro dias, após a lavagem, coloque a esponja em um litro de água fervente por dez minutos. Na sequência, remova o líquido, espere esfriar e guarde o objeto. Especialistas recomendam ainda substituir semanalmente a esponja utilizada para lavar a louça.

Leia também:

O que causa as espinhas internas e qual a melhor maneira de eliminá-las?

Continua depois da publicidade

Sinais que indicam que a gestante está começando o trabalho de parto

Como tirar a umidade do piso e por que isso acontece