Os cemitérios devem abrir normalmente em todas as cidades de Santa Catarina no Dia de Finados, na próxima segunda-feira (2), mas alguns municípios estabeleceram regras e orientações de enfrentamento ao coronavíorus para os visitantes e atuarão com fiscalização para evitar aglomerações. 

Continua depois da publicidade

> Veja os horários de maior movimento nas rodovias federais de SC durante feriadão de Finados

As celebraçoes em capelas e templos religiosos continuam na programação, porém, terão que respeitar a lotação máxima de cada região, de acordo com o mapa de risco para coronavírus. Confira abaixo como ficam as três principais cidades de SC.

Blumenau

Em Blumenau, os três cemitérios públicos da cidade terão horário de visitação das 6h às 18h. Não haverá restrição no controle de pessoas, mas a recomendação era de que os familiares também usassem o sábado e o domingo para fazerem visitas. Os visitantes devem seguir as medidas de proteção à covid-19, como uso de máscaras, álcool gel e distanciamento físico.

> Veja o que abre e fecha em Blumenau no feriado de Finados

Continua depois da publicidade

Nos três cemitérios públicos não haverá missas ou cultos, apenas visitação. A cidade terá celebrações na Catedral São Paulo Apóstolo (7h30min e 19h), no cemitério São José (9h30min), e no Cemitério Jardim da Saudade (16h), além das paróquias.

Joinville

Em Joinville, os 10 cemitérios públicos municipais vão funcionar das 7h às 18h. O acesso de veículos ao interior dos cemitérios só será autorizado para idosos e pessoas com deficiências ou com mobilidade reduzida. Medidas como uso de máscaras e distanciamento também serão exigidas.

> O que abre e fecha no feriado de Finados em Joinville

Devido à pandemia da covid-19, este ano as missas não serão feitas nos cemitérios, mas as paróquias organizam celebrações nas igrejas, seguindo recomendações das autoridades em saúde. Na Catedral São Francisco Xavier será às 8h e às 18h.

Florianópolis

O horário de abertura nos cemitérios da Capital será ampliado e irá das 7h às 19h na segunda-feira (2). A visitação deve seguir orientações da Vigilância Sanitária. O órgão divulgou uma série de recomendações, que já constam nos decretos de prevenção contra a covid-19, mas que também devem ser seguidos pelos cemitérios e a quem for aos locais prestar homenagens aos familiares falecidos.

Continua depois da publicidade

> Confira as condições do trânsito na Grande Florianópolis no feriadão de Finados

Nos dois maiores cemitérios da Capital, nos bairros Itacorubi e Coqueiros, equipes da Comcap vão atuar na medição de temperatura e distribuição de álcool gel e sacos de lixo. 

A equipe de fiscalização da Vigilância Sanitária e a Guarda Municipal vão monitorar o cumprimento dos protocolos nos principais espaços da cidade. A Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive-SC) emitiu uma nota técnica em que reforça os cuidados contra a covid-19 e também contra o mosquito aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue.

> Saiba como ficam os serviços no feriadão de Finados na Grande Florianópolis

Em Florianópolis, haverá celebrações nos cemitérios de Canasjurê (9h e 16h), Ratones (9h), Itacorubi (8h30min, 10h e 14h), além da Catedral (8h e 18h15min), e das igrejas das paróquias.

Medidas que devem ser adotadas nas visitas aos cemitérios

– Uso de máscaras, sem permissão de entrada sem ela; 

Continua depois da publicidade

– Distanciamento social de 1,5 metro entre as pessoas;

– Recomenda-se que pessoas com mais de 60 anos ou que sejam de grupo de risco não visitem os cemitérios;

– Cultos e celebrações devem ser feitos preferencialmente ao ar livre. Caso ocorram nos templos religiosos, deverá ser respeitada a capacidade de ocupação de 50% dos espaços, mantendo o ambiente ventilado naturalmente, com uso obrigatório de máscaras por todos os participantes e garantindo o distanciamento social de 1,5 metro entre as pessoas;

– O comércio ambulante no entorno dos cemitérios não deve estimular a aglomeração de pessoas. É necessário organizar as filas de modo a garantir o distanciamento social de 1,5 metro.

– Recomenda-se a permanência pelo menor tempo possível no cemitério;

– Devem ser disponibilizados locais para higienização das mãos, com água corrente, sabonete líquido e papel toalha e/ou álcool 70% em locais de fácil acesso.

Continua depois da publicidade