ALIMENTAÇÃO
Ainda há quem confunda vegetarianismo e veganismo, por isso, vamos explicar a diferença
Ainda há quem confunda vegetarianismo e veganismo, por isso, vamos explicar a diferença entre vegetarianos e veganos. O número de pessoas que optam por deixar de comer carne tem aumentado no Brasil. Atualmente, 14% da população brasileira se declara vegetariano, o equivalente a quase 30 milhões de pessoas, segundo pesquisa Ibope encomendada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB).
> Conheça os benefícios da vitamina D para a saúde muscular e dos ossos
Para começar, veganismo não se restringe apenas à dieta. É uma filosofia de vida relacionada à alimentação, ideologia, vestuário e restrição completa a produtos de origem animal. Já os vegetarianos optam por parar de comer qualquer tipo de carne, porém, sem deixar de lado proteínas de origem animal, como ovos e leite.
> Você sabe quais comidas pode trazer de uma viagem?
Caso haja interesse nestes estilos de vida, é preciso pesquisa, leitura e orientação para saber como montar um cardápio diário, com uma alimentação equilibrada e descobrir alternativas para fazer as melhores substituições. Ter o acompanhamento de um profissional também pode facilitar bastante esse processo de adaptação.
Os veganos devem ficar atentos a rótulos e etiquetas, lembrando sempre que itens como couro, mel e seda também têm origem animal, por exemplo. Ao comprar itens de higiene e beleza, é importante checar se são testados em animais ou possuem algum ingrediente de origem animal na composição.
> Saiba como higienizar corretamente a comida recebida por delivery
A principal preocupação na dieta é como encontrar formas de repor as proteínas. Alguns vegetais cumprem essa tarefa. Arroz e feijão, por exemplo, têm alto valor biológico, ou seja, contêm todos os aminoácidos essenciais para o organismo. Beatriz Pellin Moser, nutricionista clínica e oncológica, indica leguminosas como feijão, ervilha e grão de bico como as principais na lista e proteínas vegetais. Outras opções são as oleaginosas, que ainda têm gorduras boas e trazem saciedade.
Um tanto polêmica, a soja também é uma saída para quem quer tirar as carnes do menu. Mas, segundo Beatriz, é importante dar preferência para as orgânicas e para as fermentadas, como no tofu.
> Virei vegetariano. E agora?
Pessoa que não consome nenhum tipo de carne, como gado, peixe, frutos do mar, frango ou suínos.
Aquele que não consome nenhum alimento de origem animal, como carnes, ovos, leite e derivados.
Um dos pontos que cercam o vegetarianismo e o veganismo é o consumo da vitamina B12, mais presente nos alimentos de origem animal, mas que pode ser encontrada em alguns vegetais. A ingestão regular de ovos, de acordo com Beatriz, resolve a questão para os vegetarianos. Em alguns casos, pode ser orientada a suplementação, pois a falta dessa substância está relacionada a problemas neurológicos.
Muito presente nas carnes, esse mineral pode ser encontrado também na couve e no espinafre.
> Uma dieta livre de produtos animais, pelo menos por um mês
Além de estar presente no leite e em seus derivados, o cálcio pode ser ingerido por meio de vegetais como couve, brócolis e repolho.
> Ceia de Natal vegetariana: 5 ideias inspiradoras e econômicas
Assine o NSC Total e tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo jornalístico de Santa Catarina
Deixe seu comentário: