Cada vez mais, a nível global, as montadoras utilizam alternativas sustentáveis na produção de seus veículos, e um dos mais curiosos é o uso de materiais reciclados de lixos retirados do oceano.
Continua depois da publicidade
A Ford foi pioneira ao incorporar plástico reciclado de oceanos em peças de componentes, além de utilizar materiais como PET e espuma de soja. Em dezembro de 2021, a Ford tornou-se a primeira montadora a usar plástico 100% reciclado de oceanos na fabricação de peças de carro, inicialmente aplicando-o em clipes de fixação de chicotes elétricos dos airbags traseiros do Ford Bronco Sport. O material, coletado por trabalhadores no Oceano Índico e no Mar Arábico pela DSM Engineering Materials, é processado e moldado pela HellermannTyton.
A BMW havia divulgado que planeja utilizar redes e cordas de pesca recicladas em peças de acabamento nos novos modelos da linha Neue Klasse. Essas peças conterão cerca de 30% de material reciclado obtido de redes retiradas de portos ao redor do mundo, evitando seu descarte no mar, e passarão por um processo de reciclagem exclusivo que as transforma em grânulos plásticos para moldagem por injeção com uma pegada de carbono aproximadamente 25% menor.
Mercedes traz aquilo que os compradores de um elétrico mais desejam
Além disso, a marca já usa nylon reciclado de redes de pesca na fabricação de tapetes em veículos como o BMW iX e o novo BMW X1.
Continua depois da publicidade
A Volvo comprometeu-se a utilizar 25% de materiais reciclados em seus carros novos a partir de 2025, incluindo redes de pesca e garrafas PET.
A Volkswagen investe na pesquisa de materiais não animais reciclados, como redes de pesca, e a Audi emprega fibra Econyl para carpetes, usando componentes feitos de materiais reciclados em modelos como o e-tron GT e Q4 e-tron.
Kia chega até os rios da Guatemala
A sul-coreana Kia integra lixo plástico oceânico na fabricação de seus veículos elétricos, com planos de expandir essa prática e já recuperou toneladas do material por meio de parcerias como a com a The Ocean Cleanup.
Continua depois da publicidade
Mais recentemente, a Kia, a The Ocean Cleanup e o Ministério do Meio Ambiente da Guatemal iniciaram o combate à poluição plástica nos rios Motagua e Las Vacas, responsáveis por levar centenas de milhares de toneladas de lixo ao mar do Caribe. Para isso, instalaram sistemas flutuantes de captura de plástico, que removem resíduos antes que cheguem ao oceano, protegendo ecossistemas como o Golfo de Honduras.
Até agora, essa iniciativa evidencia a colaboração entre setores público e privado, com ações de conscientização, educação e reaproveitamento do plástico coletado, que é reciclado e transformado em produtos como discos de vinil e componentes automotivos.
Volvo recua e vai trazer modelo inédito ao Brasil
De seus modelos, uma série especial do EV3 possui revestimento do porta-malas feito com plástico oceânico reciclado. O EV9, SUV totalmente elétrico à venda no Brasil por R$ 750 mil, tem carpete interno confeccionado com redes de pesca recicladas e tecido dos bancos feito de garrafas plásticas recicladas.
Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial
Leia mais
Geely EX5: tecnologia e preços competitivos são as apostas para ganhar mercado
BYD dá resposta seca às montadoras: “Dinossauros e concorrentes obsoletos”
                            
                            





