nsc
    dc

    Por dentro do EAD

    EAD de verdade: Tire suas dúvidas sobre graduação e pós-graduação a distância

    Além dos encontros virtuais ao vivo com tutores e professores e aulas gravadas, o ensino a distância envolve metodologia de ensino, materiais didáticos e profissionais capacitados para atuarem em ambiente virtual

    19/04/2021 - 12h16 - Atualizada em: 19/04/2021 - 12h20

    Compartilhe

    Estúdio
    Por Estúdio NSC
    EAD de verdade tem aprovação do Ministério da Educação (MEC) e metodologia específica
    EAD de verdade tem aprovação do Ministério da Educação (MEC) e metodologia específica
    (Foto: )

    Ao contrário do que muita gente ainda acredita, um curso de EAD não se resume a disponibilizar gravações de aulas dadas presencialmente ou em formato que simule aulas presenciais. Nas faculdades que oferecem cursos de educação a distância de verdade existe uma ampla estrutura de apoio aos alunos, que facilitam o aprendizado e ajudam a desenvolver todo o potencial de cada estudante.

    > EAD e aula remota são a mesma coisa? Entenda

    As graduações de EAD de verdade são aprovadas pelo Ministério da Educação (MEC) e têm grade curricular igual ou equivalente aos presenciais, no entanto, a metodologia é própria para cursos virtuais. Isso significa que, além das aulas expositivas, os estudantes de EAD contam com diversos recursos pedagógicos que melhoram a experiência de aprendizagem, como filmes, livros, e-books, jogos, conteúdo interativo etc., além de aulas ao vivo, monitoria e outros atendimentos individuais ou em grupo.

    > Invista em educação e transforme seu futuro agora

    Todo conteúdo de EAD em faculdades que prezam pela excelência do ensino é disposto em um ambiente virtual próprio, acessível pelo computador e/ou por aplicativo de smartphone. Tudo para que os alunos assimilem o conteúdo com mais facilidade e garantam mais conhecimento no fim do curso.

    Como escolher um curso de graduação ou de pós-graduação que ofereça EAD de verdade?

    Antes de escolher uma instituição de ensino superior e um curso a distância, é preciso observar os cinco principais critérios:

    Como é a estrutura física?

    Além de um ambiente virtual de ensino moderno e de fácil navegação, a instituição de ensino deve ter estrutura física – com biblioteca, secretaria e outros serviços disponíveis quando o aluno precisar – na região. Isso é importante porque, mesmo com todas as facilidades que a tecnologia proporciona, um espaço físico adequado e com funcionários prontos para resolver questões práticas traz praticidade e segurança.

    A Uniasselvi, por exemplo, tem mais de 700 polos EAD, em todos os estados do país e no Distrito Federal. — Nossa missão é levar o ensino superior de qualidade ao maior número de pessoas possível. Isso significa investir em estrutura e em pessoal para alcançar municípios mais afastados dos grandes centros urbanos sem que isso signifique custo alto para os alunos. Por isso, nossos cursos têm mensalidades acessíveis para todas as classes sociais. Acreditamos que o estudo é capaz de transformar vidas, e a EAD é a ferramenta para isso — afirma o reitor da Uniasselvi, Profº Hermínio Kloch.

    Há quantos anos a instituição atua?

    Pesquisar a reputação da faculdade é um ponto importante porque ajuda a conhecer os pontos fortes e fracos de cada instituição e, assim, ter mais segurança na hora da escolha. Ao buscar uma graduação, procure saber quantas turmas já se formaram e o que dizem os alunos e ex-alunos.

    A Uniasselvi oferece cursos de EAD com excelência de ensino desde 2006, e já formou mais de 200 mil alunos, com conhecimento necessário para atuarem no mercado de trabalho e serem agentes de transformação na sociedade.

    Qual o conceito da faculdade no Ministério da Educação?

    O MEC, por meio do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) avalia a qualidade de ensino e conceitua as faculdades de todo o país. Para calcular a “nota” da faculdade, o Inep utiliza três índices: o Enade, que indica o desempenho dos alunos; Conceito Preliminar de Curso (CPC), que avalia o desempenho docente e discente; e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), que é calculado anualmente, pela média dos CPCs dos três anos anteriores, a média das avaliações dos programas de pós-graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a distribuição dos alunos entre graduação ou pós-graduação.

    Escolher uma faculdade “cinco estrelas”, como a Uniasselvi, é a garantia de ter um ensino de qualidade, alinhado com as necessidades profissionais individuais e do mercado.

    Há funcionários, tutores e professores capacitados?

    Nos polos regionais deve haver uma equipe disponível para sanar suas dúvidas referentes às disciplinas específicas do curso ou ao funcionamento geral da plataforma de ensino virtual e demais questões que possam surgir.

    Os professores e tutores devem ser treinados para atuarem em ambiente virtual – além de, obviamente, terem destacado conhecimento sobre o conteúdo das disciplinas –, e devem dominar a metodologia própria da EAD.

    O tutor é uma figura determinante para o desempenho acadêmico dos alunos, pois é responsável por dar suporte e tirar dúvidas dos alunos. Por ser o profissional que aplica e corrige provas e trabalhos, ele conhece as dificuldades dos alunos e pode propor atividades que melhorem o rendimento individual ou da turma.

    Na Uniasselvi, um tutor exclusivo acompanha cada turma desde o início da graduação até a conclusão do curso.

    Presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, a Uniasselvi oferece mais de 300 cursos de graduação e pós-graduação com EAD de verdade. Acesse o Portal EAD Uniasselvi saiba como ingressar em uma faculdade que é referência de ensino.

    Saiba mais sobre Ensino a Distância no canal Por dentro do EAD

    Leia também:

    Você sabe qual o emprego dos seus sonhos?

    Os cursos de EAD mais procurados em 2021; veja a lista

    Colunistas