Há quem diga que as viagens são o alimento da alma, outros ainda, que está nelas o verdadeiro sentido de ser desbravador. Confesso a vocês que minha paixão pelo famoso pé na estrada, está longe de ser extrema, inclusive, ir para os Estados Unidos nunca esteve na minha lista de prioridades.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Agora, ser convidado pelo governo americano para um intercâmbio profissional, por causa da minha atuação em “terrinhas catarinas”, isso sim, foi um sonho realizado. Quando o convite me foi feito, achei que fosse algo relacionado a interações presenciais na Embaixada Americana, Consulados e Departamentos do país, que estão instalados aqui no Brasil. Mas, para a minha surpresa, o convite era para estar durante 15 dias, com outros 11 colegas, em pelo menos, quatro estados dos EUA.

Convite aceito, felicidade gritando dentro de mim, lá fui eu, levar as experiências que tenho através do meu trabalho nas redações da NSC, nas comunidades e prestações de serviços, para os amigos gringos. Por lá, participei de 15 compromissos que rolaram em formato de palestras, visitações, dinâmicas e imersões. Quando falo sobre imersões, é justo salientar que elas vieram de várias maneiras e, em diversos temas.

> “Alegre e educado”: quem era o jovem morto na BR-470

Continua depois da publicidade

Mergulhei na história gradativa do jornalismo e diversidades, na busca pela inclusão do negro nas redações e, consequentemente, na cultura que faz aquele, ser um país especial. Chamo a atenção para os encontros que tivemos com Joe Davidson, um dos fundadores da Associação Nacional dos Jornalistas Pretos e com os diretores do jornal “The Atlanta Voice”, ambos com lindas histórias de criação, crescimento, evolução, prestação serviços à população e, óbvio, de muita resistência.

Veja imagens do intercâmbio

As visitas nos canais ABC e Fox Eitgh foram simplesmente sensacionais, um aprendizado sem igual sobre abordagem jornalística, inclusão, produção e coletividade. Meus queridos irmãos catarinenses, tenho certeza que o Edsoul que viajou com as nossas histórias de como procuramos fazer o nosso trabalho sério, com cumplicidade e seriedade, voltou com muita vontade colocar em pauta, novos projetos que sejam ainda mais aproximados do público.

> Basquete Transforma SC revitaliza quadra no Parque Ramiro Ruediger

Nós por nós.

Leia também:

Aposta de SC acerta sozinha os seis números da Mega-Sena e fatura R$ 51,8 milhões

Outdoor em Brusque manda recado inusitado e chama atenção da população

Em um mês, SC recebe R$ 139 milhões do orçamento secreto

Destaques do NSC Total