A Tesla dá um passo significativo no futuro da mobilidade ao lançar um pequeno grupo de táxis autônomos em Austin, Texas, nos EUA, neste domingo (22). O CEO da Tesla Elon Musk anunciou o lançamento do Robotaxi em sua plataforma X, celebrando o momento como o “ápice de uma década de trabalho duro”.

Continua depois da publicidade

Influenciadores de mídias sociais rapidamente postaram vídeos de suas primeiras experiências, mostrando Teslas Y sem motorista no banco da frente, mas com uma pessoa no banco do passageiro atuando como um monitor de segurança. Não se sabe ainda qual nível de controle que essa pessoa tem sobre o carro.

Este lançamento inicial é um teste limitado, envolvendo cerca de 10 veículos e direcionado a um grupo seleto de influenciadores. As corridas estão sendo oferecidas por uma taxa fixa de US$ 4,20.

Pressão legislativa

O lançamento ocorre no estado do Texas, onde o governador Greg Abbott sancionou uma lei que exige uma licença estadual para operar esses veículos e que entra em vigor em setembro – enquanto democratas pediram para que Musk adiasse os testes.

Pneus: 7 erros comuns na manutenção e como evitá-los

Continua depois da publicidade

A nova lei exige aprovação do “Detran” do Texas para operação em vias públicas sem motorista humano e concede às autoridades estaduais o poder de revogar licenças se um veículo autônomo for considerado “perigoso para o público”.

As empresas que operam o serviço também devem fornecer informações sobre como a polícia e os socorristas podem lidar com seus veículos autônomos em emergências.

A lei texana define um veículo autônomo como aquele com pelo menos Nível 4 de condução autônoma, significando que ele pode dirigir sozinho sem intervenção humana sob condições específicas e em áreas limitadas.

Nissan Kicks é revelado: saiba tudo sobre o novo SUV compacto

O Nível 5 de autonomia é o mais alto, permitindo que um carro dirija sozinho em qualquer lugar e sob quaisquer condições. Comparativamente, a conformidade no Texas é mais flexível do que em estados como a Califórnia, que exige extensa submissão de dados de testes de veículos sob supervisão estadual.

Continua depois da publicidade

Autônomos são vistos com desconfiança

A Tesla apresenta seu Robotaxi após mais de uma década de promessas não cumpridas por Elon Musk sobre veículos autônomos, sendo que grande parte do valor de mercado da empresa depende dessa tecnologia.

Musk afirmou que a Tesla priorizará a segurança, operando inicialmente em áreas seguras e com restrições como evitar más condições climáticas, cruzamentos complicados e transporte de menores de 18 anos, estando disposto a adiar o início do serviço se necessário por razões de segurança.

Volvo traz a magia de Abbey Road para dentro dos carros

A utilização de veículos autônomos é tema polêmico após um acidente fatal com o GM Cruise da GM, que desativou o serviço.

A Tesla tem como rivais a Waymo (da Alphabet), já em operação em algumas cidades, e Zoox (da Amazon), em testes finais.

Continua depois da publicidade

Por enquanto, promessas

A Tesla diz ter a vantagem de depender apenas de câmeras para ler as sinalizações das vias, com sistemas que Musk diz serem mais seguros e de menor custo quando comparados ao sistema Lidar e radares usados pelos concorrentes.

O evento de domingo não foi um “lançamento”, de fato, mas um teste para convidados. Musk promete há anos o lançamento de Robotaxis autônomos da Tesla, com previsões que foram adiadas, até mesmo uma meta de um milhão de veículos nas ruas até 2025.

Boicotes políticos, aumento de concorrentes, queda no valor de ações e controvérsias sobre a segurança do sistema Full Self-Driving têm sido os principais motivos para o atraso.

Musk, por sua vez, aposta na evolução do sistema com uma versão aprimorada e na capacidade de transformar proprietários de Tesla em táxis autônomos através de atualizações de software.

Continua depois da publicidade

Resta saber se isso será possível e quanto tempo levará, o que coloca em cheque a reputação da Tesla e sua capacidade de impulsionar tecnologias futuristas.

Veja vídeo do modelo

Vídeo nas redes sociais mostra detalhes do modelo.

Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial

Leia mais

Tera mal é lançado e já encara crash test: saiba qual a nota

De 0 a 100 em menos de 2 segundos: o novo Corvette ZR1X é uma supermáquina