O visual externo já era conhecido e sua proposta também. Agora, acabou o mistério. A Nissan mostrou o novo Kicks por completo.
Continua depois da publicidade
A segunda geração do SUV compacto da marca, fabricado em Resende (RJ), é um novo carro, e que de fato sobe um degrau em design, acabamento, espaço, motorização, conforto e tecnologias.
O modelo chega às lojas em 3 de julho, mas a versão topo de linha já está disponível em pré-venda limitada a partir de hoje, às 14h.
De cara, o novo Nissan Kicks chama atenção pelo seu desenho ousado e expressivo. Na frente, apresenta um desenho geométrico com faróis exclusivos, luzes diurnas em filetes e iluminação em leds. A traseira também é marcada por elegância, com um discreto spoiler, antena de tubarão, lanternas de LED na moldura preta que destaca toda a parte de trás do veículo, além de detalhes que harmonizam o visual, como a divisão da tampa do porta-malas e o para-choque.
Mais uma linha de picapes chinesas chega ao Brasil
Continua depois da publicidade
As caixas de rodas salientes destacam as rodas exclusivas do modelo, que possui aro 19” nas versões Exclusive e Platinum, um tamanho inédito nesse segmento. A personalização é reforçada por detalhes escondidos na carroceria, como os “easter eggs” na base dos retrovisores externos e nas colunas C.
Motor e câmbio
O novo Nissan Kicks conta com motor 1.0 turbo de 3 cilindros e 12 válvulas, com injeção direta, que gera 125 cv com etanol e 120 cv com gasolina, além de torque de até 22,4 kgfm.
É o mesmo conjunto utilizado no Renault Kardian, embora este do Nissan seja produzido em Resende (RJ). A engenharia brasileira ajustou o motor para melhor resposta urbana e agilidade, graças à ótima transmissão automatizada de dupla embreagem DCT, que se destaca pelas trocas rápidas, suaves e sem perda de torque.
Omoda & Jaecoo expande oferta com dois novos eletrificados
Ao invés de alavanca, os comandos são acionados por botões no console e todas as versões oferecem opção de troca manual por aletas no volante (paddle shift).
Continua depois da publicidade
O sistema Stop/Start contribui para economia de combustível. O consumo, aliás, é apenas razoável: com etanol faz 8,3 e 9,9 km/l (cidade e estrada) e com gasolina, 11,7 e 14,3 km/l.
A Nissan deve desenvolver em um segundo momento uma opção híbrida, mas por ora toda a gama do Kicks virá com este motor turboflex, que é esperto e atende bem em situações que foi mais demandado durante avaliação.
Interior tem tecnologia da Nasa
O novo Nissan Kicks apresenta um interior moderno e arejado. O painel, que a Nissan diz ser “em formato de monolito tecnológico”, possui duas telas de alta definição para instrumentos e sistema de infoentretenimento, sendo de 7” nas versões Sense e Advance e de 12,3” nas versões Exclusive e Platinum, totalizando 24,6”.
O layout do painel possui uma base na parte inferior, que funciona como uma prateleira de acabamento em tecido. Uma iluminação discreta percorre toda a extensão do painel e das portas dianteiras e dá um toque diferenciado à cabine da versão topo de linha Platinum.
Continua depois da publicidade
GWM anuncia mais dois modelos com produção Brasil
Além disso, o interior conta com teto solar panorâmico elétrico, o que proporciona uma iluminação e uma amplitude à cabine.
Com distância entre-eixos de 2,65 m, o espaço para os ocupantes é amplo e maior que os demais SUVs compactos. O conforto é potencializado pela tecnologia “Zero Gravity”, inspirada em estudos da Nasa, que foram projetados com espumas que distribuem peso e pressão, reduzindo a fadiga. A fileira traseira oferece mais conforto e evita que passageiros deslizem em viagens longas.
Espaço para esconder de tudo
A cabine possui 19 compartimentos para objetos, com porta-copos nas portas e console central capazes de acomodar garrafas de até 1 litro, além de ajustes de tamanho nos entre bancos. No apoio de braços central há um compartimento espaçoso, e o encosto do banco traseiro central oferece um apoio com espaço para dois copos quando rebatido.
O porta-malas, com capacidade de 470 litros, é o maior do segmento e pode ser ainda mais versátil com o opcional Flexible Board, uma placa móvel que otimiza a distribuição da bagagem e cria um espaço oculto sob o equipamento, mantendo o assoalho alinhado com a base do carro. Esse recurso, disponível nas versões Advance e Platinum, facilita o transporte de itens longos ao rebater o encosto do banco traseiro.
Continua depois da publicidade
Conectividade e experiência sonora
Nas versões Exclusive e Platinum, as telas de alta resolução de 12,3” exibem informações do sistema de áudio, aplicativos como Apple Car Play e Android Auto, acessados sem fio, além de dados do veículo. O sistema permite salvar até três perfis de usuários com configurações personalizadas. Para conexão de dispositivos, o interior possui quatro entradas USB tipo C, além de um carregador sem fio embutido no console central a partir da versão Advance.
O sistema de som da versão Platinum, da marca Bose Personal Plus com dez alto-falantes, oferece um áudio de alta qualidade, incluindo falantes nos apoios de cabeça dos bancos dianteiros, que proporcionam uma experiência sonora imersiva e surround.
Destaque à segurança
A segurança do novo Nissan Kicks é um capítulo à parte: equipado com o maior nível de sistema Adas permitido pela legislação brasileira, ele traz monitoramentos como alerta de colisão frontal, de tráfego cruzado traseiro, de atenção do motorista e de mudança de faixa. Nas assistências à condução, faróis ajustáveis, monitoramento de pressão dos pneus, visão 360 graus, detector de objetos em movimento e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.
Continua depois da publicidade
Os sistemas de respostas do motorista contam com tecnologias avançadas como monitoramento inteligente de ponto cego com intervenção, assistente inteligente de centralização em faixa, alerta de colisão frontal com assistente de frenagem e detecção de pedestres, assistente de frenagem traseira com detecção de pedestres e o sistema de auxílio à condução semiautônomo ProPilot.
Esses sistemas aprimoram a segurança ao oferecer intervenções no freio em situações de risco, como movimentos de veículos à frente ou na presença de pedestres.
Com o novo Kicks a Nissan estreia no Brasil o sistema de direção ProPILOT, que atinge o nível 2 da norma SAE, o mais avançado regulamento em suporte à condução no País.
O sistema visa prevenir acidentes, além de proporcionar maior conforto e conveniência ao motorista, mantendo o veículo dentro das faixas de rolamento sem intervenção direta. Ele analisa o tráfego e ajusta a direção de forma precisa, operando a partir de 32 km/h, com auxílio do assistente inteligente de centralização em faixa para manter o carro alinhado às marcas da pista.
Continua depois da publicidade
O sistema de segurança do Nissan Kicks inclui o controle de cruzeiro adaptativo de velocidade e distância (ICC), que ajusta automaticamente a velocidade e freia o carro até parar, retomando a velocidade após a desaceleração de veículos à frente (versão Platinum).
Além disso, oferece proteção com seis airbags, sistema inteligente de partida em rampa, freio eletrônico de estacionamento com auto hold e tecnologia de alerta para objetos no banco traseiro, que emite sinais sonoros e visuais para lembrar o motorista de itens esquecidos ao sair do veículo, presente em todas as versões.
Preços, versões e concorrentes
O novo Nissan Kicks estreia nas lojas dia 3 de julho, em quatro versões: Sense (R$ 164.990), Advance (R$ 175.990), Exclusive (R$ 182.490) e Platinum (R$ 199 mil).
Já a partir da versão de entrada conta com faróis full led, rodas de 17”, multimídia de 12,3”, painel de instrumentos de 7’ e sensor de estacionamento traseiro.
Continua depois da publicidade
A Advance acrescenta visão 360°, rack no teto, revestimento premium nos bancos e no painel, partida remota do motor e retrovisor externo rebatível, entre outros.
Já a partir da Exclusive, os faróis full led contam com projetores, rodas de 19”, iluminação ambiente, sensor de estacionamento dianteiro e seis alto-falantes.
Por fim, a versão Platinum, conta com o pacote mais completo de assistências e segurança, dez alto-falantes e teto solar.
Para o lançamento (e por tempo indeterminado), os preços da versão Sense tem promoção por R$ 159.990, a Advance sai a R$ 167.990 e a Exclusive, R$ 177.990. A Platinum é a única versão já em pré-venda a partir de hoje.
Continua depois da publicidade
Os principais concorrentes são o Honda HR-V, Volkswagen T-Cross e, principalmente, Hyundai Creta.
Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial
Leia mais
Novo Audi Q3 ganha design musculoso e até IA
Com SUV aventureiro, Volvo apresenta duas novidades ao portfólio







