Da tarde de sexta-feira (26) até a manhã de domingo (28), dois casos de mulheres sendo mantidas em cárcere privado foram flagrados pela Polícia Militar. Ambos ocorreram no bairro Forquilhinhas, em São José, na Grande Florianópolis. A polícia divulgou as informações nesta segunda-feira (29).
Continua depois da publicidade
No caso de sexta-feira, policiais militares da Rede Catarina de Proteção à Mulher prenderam em flagrante um homem de 27 anos que mantinha a companheira, de também 27, em cárcere privado.
A mulher, que denunciou o fato à Rede Catarina, estava sofrendo ameaças de morte, violência física e psicológica. Não foi informado como ela conseguiu fazer a denúncia, nem por quanto tempo ela estava na situação.
Quase 80% dos atendimentos a vítimas de violência em SC são mulheres
Segundo a polícia, após a queixa, as equipes fizeram vigilância por perto da residência e, ao avistarem o veículo do suspeito, fizeram uma abordagem. Durante a busca, a vítima confirmou as ameaças sofridas e autorizou a entrada na casa.
Continua depois da publicidade
No local, além de encontrar e prender o homem, os policiais apreenderam R$ 4.870,00 em espécie, 32 gramas de cocaína, 46 gramas de haxixe, 359 gramas de maconha — em tabletes prontos para a venda —, uma balança de precisão, uma agenda com anotações do tráfico e materiais utilizados para fracionar e embalar drogas.
Ainda segundo a polícia, o suspeito foi preso e conduzido à delegacia de Polícia Civil, junto dos materiais apreendidos, para os procedimentos cabíveis. A mulher não estava visivelmente ferida.

Em outro caso, vítima era mantida em cárcere há um mês
No outro caso, flagrado pela polícia no domingo, a vítima tinha 31 anos e estava sendo mantida em cárcere privado — com ameaças de morte constantes, além de violência física e psicológica — por um mês pelo ex-companheiro.
Os policiais descobriram a situação após uma denúncia da tia da vítima. Segundo a polícia, o homem só a deixava sair de casa para trabalhar. Quando ela saía, ele mantinha o filho dela sob ameaças para caso ela não voltasse ou denunciasse a situação.
Continua depois da publicidade
A guarnição foi acionada por volta das 09h30min de domingo. No local, os policias encontraram a tia da vítima, que relatou a violência e apontou para a residência. A vítima confirmou as agressões à polícia.
O homem foi preso e conduzido à Delegacia de Polícia para adoção dos procedimentos legais cabíveis. A mulher não estava visivelmente ferida.
O NSC Total procurou a Polícia Civil para saber mais detalhes sobre a investigação dos dois casos, mas não recebeu retorno até a última atualização da matéria.
Conheça os tipos de violência e como pedir ajuda
*Sob supervisão de Giovanna Pacheco
Leia também
Câmeras flagraram jovem desaparecido em Florianópolis andando sozinho, diz família
Esquema de contrabando transforma motel desativado em depósito de carga em SC
Monitoramento na internet gera operação para coibir crime contra crianças e adolescentes em SC

