Quem busca imóveis comerciais para locação na capital catarinense pode encontrar oportunidades mais vantajosas nesse momento. Em uma breve caminhada pelas ruas principais do centro da cidade, que é referência em compras, como Felipe Schmidt, e Tenente Silveira, as constantes obras refletem as mudanças nos locatários e as alterações estruturais para os novos empreendimentos, principalmente varejistas.
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Como passam milhares de pessoas por essas ruas todos os dias, imóveis na região não ficam vagos por muito tempo e são visados por empreendedores. Além disso, construtoras e incorporadoras apostam no local, com imóveis novos sendo lançados todo mês.
Mas esse é o momento ideal para alugar imóveis comerciais em boas condições em regiões centrais da cidade, como no bairro Centro. Segundo a imobiliária Ibagy, houve uma queda no valor dos aluguéis comerciais e com isso os inquilinos encontram ótimas opções que “cabem no bolso”.
O motivo é o represamento das vendas, tendo em vista que os últimos dados não foram positivos. O volume de vendas do comércio catarinense desacelerou 1,3% frente a março, com desempenho inferior ao cenário nacional, que cresceu 0,9% na passagem do mês. Mas, com a retomada do comércio no futuro, é possível que os preços dos imóveis fiquem mais elevados novamente, o que reforça a possibilidade de fazer um negócio mais vantajoso neste momento.
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Mesmo com a tendência de aumento das vendas online – que abriu as portas para novos mercados durante a pandemia e se tornou parte da vida do consumidor – um olhar mais atento ao produto ou serviço ainda é preferência de muitos. Com a competitividade em alta, espaços atrativos, boa localização, fachadas e estrutura física que traga destaque ao negócio podem ser um diferencial para que haja um bom retorno do investimento.
Mas a diferenciação dos empreendimentos comerciais, seja um mercado, uma loja de produtos de beleza, uma assistência técnica para celular, tende a ser de responsabilidade de quem loca o imóvel, não do proprietário, em caso de aluguel.
Diferente de imóveis residenciais, que devem estar mais “prontos”, quando uma sala ou casa é alugada com viabilidade comercial, para que seja criada uma loja, estúdio ou escritório naquele determinado local, por exemplo, o novo cliente vai querer padronizar seguindo as características do seu público-alvo, área de atuação, da sua marca, com cores, fachada, acabamentos e móveis que reflitam a alma do negócio. Talvez os pisos e paredes de um salão de beleza sejam incompatíveis com os de um escritório de contabilidade, para quem vai promover as alterações no imóvel.
Pontos a serem analisados antes de colocar o imóvel para locação
André Trovão, gerente comercial da imobiliária Ibagy Centro, referência na capital catarinense, acredita que a principal necessidade para um imóvel comercial é a regularização, para que o novo inquilino possa ter os alvarás de funcionamento. Os alvarás são documentos emitidos pelo órgão público que permitem o funcionamento e asseguram que a situação do imóvel está regularizada, em concordância com a legislação municipal.
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O gerente comercial acredita que o imóvel precisa estar com toda a situação estrutural em dia. Não precisa estar totalmente pronto e com acabamentos, mas não pode ter infiltrações, rachaduras, problemas elétricos ou hidráulicos. Enquanto nos imóveis residenciais, são esperados itens como box, chuveiro, armários e cozinha, no comercial basta que a questão estrutural esteja correta.
— Outra tendência é que o imóvel esteja de acordo mas com poucos acabamentos, e na locação o inquilino fará as adequações conforme seu negócio e desejo. Sempre quando alguém assume uma loja, tem uma obra. O layout é outro, as cores são outras. Como por exemplo quando alugamos um imóvel onde era uma loja de roupas — detalha.
A localização é um dos principais atrativos quando se trata de imóveis comerciais, mas não é algo que possa ser alterado. Já a apresentação pode ser a melhor possível, mas não é essencial, como nos apartamentos residenciais alugados.
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— Quanto melhor a apresentação e o imóvel pronto, melhor, mas não necessariamente precisa estar assim. A apresentação é um facilitador, mas não um fechador de negócio. Mas uma pintura ou um piso de qualidade podem atrair mais — pondera Trovão.
— Quando se trata de locação de imóveis, cada negociação possui sua particularidade — finaliza André.
Pensando em alugar um imóvel? Confira as opções comerciais no site da Ibagy.
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