nsc
hora_de_sc

Crise na saúde

Emergência pediátrica do Hospital Regional de São José deve ser reaberta em agosto

Local está fechado desde fevereiro de 2021, quando foi transformado em UTI para pacientes com Covid-19

27/07/2022 - 19h10

Compartilhe

Camilla
Por Camilla Martins
Hospital Regional de São José
Emergência pediátrica foi fechada em fevereiro de 2021
(Foto: )

Em meio ao aumento da demanda por atendimento de crianças em Santa Catarina, a emergência pediátrica do Hospital Regional Homero de Miranda Gomes, em São José, deve ser reaberta. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o espaço deve voltar a funcionar na segunda quinzena de agosto. 

Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

A emergência pediátrica do Hospital Regional de São José é apontada como alternativa de atendimento que pode ajudar a diminuir a procura pelo Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis.   

Para que a emergência seja reaberta, é preciso transferir a Unidade de Terapia Intensiva, que foi montada no espaço, para uma outra área e, segundo a SES, essa mudança começou a ser feita. 

A emergência pediátrica do hospital está fechada desde fevereiro de 2021, quando uma UTI foi montada no local para receber pacientes com Covid-19. À época, o governo informou que a interrupção dos atendimentos seria temporária. De acordo com a SES, o Hospital Regional tem hoje 27 leitos de terapia intensiva para adultos e nunca teve leitos de internação para crianças, apenas atendimento de casos leves e moderados.

Crise na saúde  

Santa Catarina está em situação de emergência por causa da crise na saúde desde 3 de junho e, no Estado, o atendimento a crianças teve o principal aumento da demanda nos hospitais. 

De acordo com dados da SES, atualizados na manhã desta quarta-feira, as regiões Grande Oeste e Grande Florianópolis registravam 100% de ocupação nos leitos de UTIs neonatal e pediátricos. A região da Foz do Rio Itajaí também tem ocupação máxima nos leitos de UTI neonatal.  

Leia também

Maiores cidades de SC têm menos de 1% das crianças de 3 e 4 anos vacinadas contra a Covid

Família de SC estava em carro que pegou fogo no RS

Frio em SC já tem data para voltar? Confira a previsão dos próximos dias

Colunistas