nsc
nsc

De volta ao escritório

Empresas investem em estruturas eficientes para retomada do trabalho presencial

Espaços amplos e de interação são tendência no ambiente de trabalho

25/01/2022 - 14h15 - Atualizada em: 25/01/2022 - 14h16

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Auri Corporate Tower - NSC Total
Sustentabilidade e responsabilidade socioambiental são tendências para as empresas.
(Foto: )

A volta ao trabalho presencial vem se intensificando no Brasil. Diversas pesquisas apontam que a maioria das empresas está se preparando para retornar ao ambiente físico. Ainda com as preocupações recorrentes acerca da pandemia, e enfrentando certa resistência daqueles que se adaptaram bem ao home office, o desafio das organizações está em proporcionar um ambiente de trabalho seguro e acolhedor para o retorno dos colaboradores e dos clientes ao espaço físico.

Diante de um discurso ambivalente sobre o que pode gerar mais produtividade, enquanto uma parte da população se acostumou com o trabalho remoto, outra parte ainda prefere ou precisa do ambiente presencial. A falta de estrutura adequada para o trabalho remoto, as distrações de casa e a integração com a equipe são condições que contribuem para a retomada da rotina presencial.

O site de empregos Indeed realizou uma pesquisa com seus assinantes em setembro de 2021, indicando que 53% dos entrevistados se sentem mais produtivos trabalhando presencialmente e que 27% sentem falta de socializar com colegas de trabalho. A pesquisa também revela que o trabalho híbrido é uma preferência para 44% dos entrevistados. 33% preferem retornar ao trabalho presencial e 23% preferem trabalhar remotamente.

Por parte das empresas há ainda outros fatores que favorecem o presencial, como maior controle da cultura organizacional, mais segurança de informação e mais integração da equipe e nos processos de comunicação.

Auri Corporate Tower - Interno - NSC
Aproveitamento da luz natural e integração entre os espaços integram a estrutura das novas empresas.
(Foto: )

Novas estruturas para novas dinâmicas de trabalho

Ainda que o trabalho híbrido se configure como uma tendência, as empresas continuam com a necessidade do espaço físico. Diante do cenário de retomada, além da produtividade, eficiência e integração entre as equipes, o local de trabalho ganha maiores dimensões a partir das necessidades de bem-estar dos colaboradores e clientes. Neste quesito a estrutura tem se tornado mais um ponto de atenção e avaliação para as novas dinâmicas que visam a integração e motivação da equipe.

As demandas incluem, além da garantia das medidas sanitárias, cuidados com a ergonomia, iluminação e ventilação, a necessidade de espaços mais amplos e interativos, principalmente para atender as pessoas esgotadas do distanciamento e do trabalho em casa.

Outra caraterística fundamental para o bem-estar dos colaboradores é a localização da empresa. As dificuldades com o trajeto e o tempo gasto para deslocamento estão entre os principais motivos de preferência pelo trabalho remoto. Por isso, fatores como acessibilidade e mobilidade têm sido mais um ponto de alerta para a escolha da instalação das empresas.

Construções eficientes

As construções eficientes se apresentam como boas oportunidades para alocar empreendimentos que também consideram aspectos de sustentabilidade para seus negócios.

— Estar dentro de um prédio que teve todo cuidado para obter a certificação LEED e com diferenciais como bicicletário, vestiário, sala de reunião traz toda a comodidade e agrega vantagens para nossos clientes e colaboradores — relata Carina Schelbauer, gestora da Co.w. Working Space. O edifício Auri Corporate Tower escolhido pela Cow.w é o primeiro edifício comercial ecologicamente responsável do estado de Santa Catarina.

O selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), citado pela gestora é uma certificação internacional que prevê uma série de medidas de sustentabilidade na construção do edifício como: a redução de impactos ambientais das edificações; o uso racional dos recursos naturais; redução, tratamento e reuso dos resíduos da construção; e melhoria na qualidade de vida do usuário. Desta forma, as construções eficientes beneficiam seus usuários com uma estrutura projetada para o aproveitamento dos recursos naturais e a redução de custos operacionais, com grande impacto socioambiental e econômico.

> Joinville abriga ecossistema completo de empreendedorismo e inovação

A fintech ASAAS, outra empresa alocada no edifício Auri Corporate Tower, transformou e modernizou todo seu espaço para receber de volta seus colaboradores. Piero Contezini, CEO da empresa, destaca a localização privilegiada na cidade de Joinville e a estrutura de segurança do prédio para a escolha:

— O edifício também conta com um sistema de segurança permanente e áreas verdes, oferecendo mais comodidade e tranquilidade para todos — afirma Contezini.

O Auri Corporate Tower

O edifício comercial apresenta soluções integradas para a retomada dos trabalhos presenciais com ambientes amplos e integrados, materializando as novas demandas para os espaços físicos de trabalho.

Auri Corporate Tower oferece estrutura completa para as organizações.
Auri Corporate Tower oferece estrutura completa para as organizações.
(Foto: )

Com espaços de até 619m², projetados dentro dos padrões internacionais de sustentabilidade. Entre as áreas de uso comum estão: espaço de lazer na cobertura do prédio; Hall com pé direito duplo e ar-condicionado; Salas de reunião de uso comum e interligáveis; Telhado com terraço verde; Sala de espera climatizada e com wifi para visitantes.

A estrutura de segurança é reforçada com CFVT (Circuito fechado de televisão), Sala com porta blindada e Portaria com segurança 24 horas.

Instalado no bairro Bom Retiro, ao lado do Joinville Garten Shopping, próximo às indústrias de grande porte, tanto nacionais como multinacionais, o edifício está preparado para sediar escritórios de todos os portes, no rico e estimado ecossistema empreendedor do norte catarinense.

Sobre a Aurinova

A Aurinova Desenvolvimento Imobiliário atua há mais de 20 anos no mercado de incorporação residencial e comercial de alto padrão, em diversos segmentos como construção civil, saúde, tecnologia da informação e alimentação.

Tem como foco aliar arquitetura, design sofisticado, sustentabilidade e segurança em projetos customizados.

Saiba mais sobre o Auri Corporate Tower no site www.auricorporate.com.br.

Leia também

5 dicas para cuidar da saúde mental em 2022

Aproveite o melhor que o verão tem pra oferecer com os parceiros do Clube NSC

Colunistas