Sem deixar de lado a vocação industrial pela qual é conhecida, Joinville tem abrigado empreendimentos de diversos setores da economia. Acolhendo de grandes multinacionais a startups em começo de trajetória, atraídas por um ambiente integrado entre mercado, governo e universidades, que fomentam a inovação e o desenvolvimento econômico local.

Continua depois da publicidade

> Tecnologia 5G terá velocidade cem vezes superior à última versão disponível

Joinville ocupa a 10ª posição do ranking das cidades com maior taxa de empresas por habitante no Brasil, de acordo com o Tech Report 2020 da Acate (Associação Catarinense de Tecnologia). E está em 9º lugar entre as cidades brasileiras com os melhores ecossistemas para surgimento e crescimento de empresas de base tecnológica, segundo o Startup Ecosystem Index Report 2021.

De polo industrial ao polo de startups

Os setores de indústria e serviços juntos, correspondem a mais de 70% do PIB local. A força da indústria foi precursora e estimulante para alavancar o desenvolvimento tecnológico na região, proporcionando uma infraestrutura acolhedora para novos negócios no norte catarinense, que tem se tornado um novo polo de startups.

Segundo o estudo do observatório da Acate e da Neoway, são 2,4 empresas instaladas para cada mil habitantes do município. Entre elas, 116 são startups, de acordo com um levantamento realizado pela Join.Valle, instituição de fomento ao empreendedorismo local.

Continua depois da publicidade

A maior e mais industrializada cidade de Santa Catarina abrange uma série de fatores e instituições que proporcionam o crescimento e a evolução de um cenário inovador. Entre elas, um conjunto de ações de políticas públicas de incentivo à ciência, tecnologia e inovação que vêm sendo implementadas na região desde 2015 com apoio da iniciativa privada de diferentes setores da economia e também da academia.

De lá pra cá, o contexto tecnológico do estado tem ganhado grandes proporções. Atraindo de pequenos negócios à multinacionais. Santa Catarina é o 4º maior polo de tecnologia do país em faturamento das empresas e o segundo em produtividade. 

Conforme o Tech Report 2020, o faturamento chegou a R$ 17,7 bilhões, representando quase 6% do PIB catarinense, quase o dobro da média nacional, que é de 3,4%. Joinville, ocupa a 7ª posição do ranking nacional entre as cidades com maior faturamento médio das empresas do setor de tecnologia.

Cidade para investir e se instalar

Com IDH (Índice de desenvolvimento humano) elevado, a ‘Manchester Catarinense’, apelido que ganhou pela semelhança histórica de evolução industrial com o segundo maior centro urbano do Reino Unido, Joinville já foi avaliada como a 2ª cidade melhor para se viver, segundo o anuário de 2015, ‘Melhores Cidades’ da Revista Isto é, considerando indicadores sociais, econômicos e culturais.

Continua depois da publicidade

O crescimento e desenvolvimento da cidade no norte catarinense tem refletido também na indústria de construção civil e do setor imobiliário. Para se integrar na construção de uma cidade mais inteligente e humanizada, os novos empreendimentos precisam se adequar a dinâmica moderna.

Infraestrutura alinhada ao desenvolvimento sustentável

Tendo a sustentabilidade como sinônimo de eficiência, Joinville abriga o primeiro edifício comercial ecologicamente responsável do estado e um dos poucos do Brasil, reconhecido com selo mundial LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). O selo prevê, entre outros requisitos na construção: a redução de impactos ambientais das edificações; o uso racional dos recursos naturais; redução, tratamento e reuso dos resíduos da construção; e melhoria na qualidade de vida do usuário.

Integrado ao ecossistema inovador de Joinville, o edifício Auri Corporate Tower, é um empreendimento pioneiro no atendimento à dinâmica ecológica, que deixou de ser tendência para se tornar pré-requisito nos negócios modernos que almejam e valorizam construções eficientes.

Auri Corporate Tower é o primeiro edifício comercial de Santa Catarina
Auri Corporate Tower é o primeiro edifício comercial de Santa Catarina – (Foto: Divulgação | Auri Corporate Tower)
Auri Corporate Tower é o primeiro edifício comercial de Santa Catarina
Auri Corporate Tower é o primeiro edifício comercial de Santa Catarina – (Foto: Divulgação | Auri Corporate Tower)
Auri Corporate Tower é o primeiro edifício comercial de Santa Catarina
Auri Corporate Tower é o primeiro edifício comercial de Santa Catarina – (Foto: Divulgação | Auri Corporate Tower)

Instalado no bairro Bom Retiro ao lado do Joinville Garten Shopping, um dos pontos de maior valorização de Joinville, o edifício corporativo foi projetado para integrar a dinâmica de conexões locais e servir como um Hub de desenvolvimento empresarial.

Continua depois da publicidade

Com localização privilegiada, próximo às indústrias de grande porte, tanto nacionais como multinacionais, o edifício está preparado para sediar escritórios de todos os portes, no rico e estimado ecossistema empreendedor do norte catarinense.

Atualmente, duas grandes empresas de tecnologia estão sediadas no Auri. A Mercos, uma startup de Joinville especializada em software de vendas para indústrias e distribuidoras, e a fintech ASAAS, especialista em geração de boletos e cobranças.

Sobre a Aurinova

A Aurinova Desenvolvimento Imobiliário atua há mais de 20 anos no mercado de incorporação residencial e comercial de alto padrão, em diversos segmentos como construção civil, saúde, tecnologia da informação e alimentação.

Tem como foco aliar arquitetura, design sofisticado, sustentabilidade e segurança em projetos customizados.

Continua depois da publicidade

Saiba mais sobre o Auri Corporate Tower no site www.auricorporate.com.br.

Leia também

Top of Mind premia as marcas mais lembradas pelos catarinenses em 2021

Município catarinense espera receber mais de R$ 4 milhões via Refis ainda em 2021

Gaspar se aproxima do título de Capital Nacional da Moda Infantil