nsc
    dc

    Educação

    Enem 2020: salas lotam e candidatos não conseguem fazer a prova em SC

    Eles terão de esperar pela reaplicação da prova que deve acontecer em fevereiro

    17/01/2021 - 12h55 - Atualizada em: 17/01/2021 - 18h09

    Compartilhe

    Hassan
    Por Hassan Farias
    Locais de prova são fechados após horário limite
    Locais de prova são fechados após horário limite
    (Foto: )

    Nem todos os candidatos inscritos no Enem 2020 conseguiram entrar nas salas de aula para realizar as provas neste domingo (17) em Santa Catarina. Os espaços lotaram e diversas pessoas ficaram do lado de fora sem poder fazer o exame. Elas terão de esperar para uma reaplicação da prova, que deve acontecer em fevereiro.

    > Receba notícias de SC por WhatsApp. Clique aqui e saiba como

    Os candidatos conseguiram entrar nos locais de prova dentro do horário pré-estabelcido, antes do fechamento dos portões, mas mesmo assim não puderam realizar as provas de linguagens, ciências humanas e redação. Segundo a jovem Estela Campelo Silveira, de 18 anos, ela foi informada de que terá de pedir a reaplicação da prova no site do Inep.

    - É chato, não é culpa minha, não fiz nada. Me preparei para a prova, vim aqui ficar no sol o tempo todo e agora a sala está lotada - contou em meio as lágrimas.

    A jovem faz cursinho há dois anos para fazer o Enem e tentar entrar no curso de Direito. Ela chegou cedo neste domingo ao Espaço Físico Integrado (EFI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.

    > Portões são fechados e provas começam a ser aplicadas em Santa Catarina

    O mesmo aconteceu com a filha da empresária Lindonês Dresch. Elas saíram de Joaçaba e percorreram 600 quilômetros para que a jovem pudesse realizar a prova. As duas moram na Capital, mas estavam no Oeste na casa da família por causa da pandemia.

    - Vim acompanhar minha filha e ela estava a um metro para entrar na sala, mas não vai poder fazer a prova hoje porque dizem que não tem mais espaço. Segundo eles, já estavam cientes de que isso ia acontecer, por isso o advogado do Inep está aqui dando explicações - explicou.

    > Enem 2020: mulheres e brancos formam a maioria dos candidatos inscritos em SC

    A empresária defende que a prova seja realizada por todos os candidatos neste domingo ou que seja cancelada para todo mundo. Segundo Lindonês, o emocional dos candidatos já está mexido por causa da ansiedade e agora não poderão fazer a prova.

    - Para mim todos devem fazer ou ninguém pode. Ela (filha) se preparou bastante para o Enem e isso é o que dá mais dó, corta o coração - desabafou.

    > Checklist Enem 2020: recomendações e tudo que você precisa saber para a prova

    Na saída da prova, ao final da tarde, alguns alunos relataram atraso no início da prova e falta de álcool gel nas salas

    - Na chegada tive dificuldade para encontrar (a sala), a fila estava bem grande, não passaram álcool gel. Na sala também houve uma desorganização na hora de pegar a prova, mas no final deu tudo certo - contou Nicole Louise do Santos, 17 anos, que faz o Enem pelo segundo ano consecutivo.

    Os alunos que não puderam fazer a prova não chegaram a receber comprovantes de que poderiam participar da reaplicação. Alguns chegaram a organizar por conta própria uma lista de presença para garantir que não tivessem a situação contabilizada como falta na prova deste domingo.

    A reportagem fez contato com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem,, para saber quantos alunos vão precisar fazer a reaplicação da prova por conta da falta de espaço nas salas, como eles serão identificados e qual a ocupação utilizada na prova deste domingo, mas até a última atualização desta reportagem não obteve retorno.

    Em um vídeo enviado à reportagem, o chefe de gabinete da reitoria da UFSC, Áureo Moraes, disse que representantes do Inep orientaram os aplicadores de prova de que deveriam reduzir a capacidade das salas para no máximo 40%. Dessa forma, a organização permitiu a entrada dos candidatos até chegar aos 40% de capacidade dos espaços, e impedindo que os demais concorrentes acessassem as salas após esse limite. Ele frisa que a decisão foi do Inep e que não foi comunicada formalmente à UFSC, que já havia feito um alerta sobre o caso na sexta-feira.

    Alguns alunos se organizaram para anotar os nomes de quem ficou fora das salas
    Alguns alunos se organizaram para anotar os nomes de quem ficou fora das salas
    (Foto: )

    UFSC alertou sobre possibilidade de lotação

    A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) emitiu uma nota na última sexta-feira em que afirma que concordou em ceder as salas de aula ao Inep para realização do Enem, mesmo diante das limitações impostas pela pandemia do coronavírus. Segundo a universidade, a participação da UFSC se dá apenas em relação aos espaços físicos, sem envolvimento com detalhes operacionais ou protocolos de saúde.

    Em nota, a univerisdade também explicou que deixou explícitas as condições que precisavam ser respeitadas para garantir a segurança dos candidatos e profissionais. Entre elas estava o número de alunos por sala limitado a, no máximo, 40% da capacidade dos espaços. De acordo com a UFSC, o Inep e a instituição responsável pela aplicação das provas distribuíram os participantes utilizando 80% da capacidade das salas.

    > Enem 2020: o que fazer se o participante estiver com Covid-19

    - Em 12 de janeiro, tão logo a informação chegou à Administração Central da UFSC, a Universidade enviou ofício às duas instituições solicitando que respeitassem o limite de 40%. Até o final da tarde desta sexta-feira, 15 de janeiro, não houve resposta - afirmou em nota.

    A Defensoria Pública da União (DPU) afirma que o Inep mentiu sobre as medidas de segurança adotadas, já que manteve as salas com 80% de ocupação. O órgão chegou a entrar com ação para anular a decisão da Justiça Federal que manteve a realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para este domingo.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Educação

    Colunistas