nsc
dc

Em números

Enem 2020: mulheres e brancos formam a maioria dos candidatos inscritos em SC

Um total de 118 mil participantes realizam a prova na versão impressa, enquanto quase 3 mil participam do exame digital

13/01/2021 - 10h32

Compartilhe

Maria Eduarda
Por Maria Eduarda Dalponte
Provas da versão impressa do Enem acontecem nos dias 17 e 24 de janeiro
Provas da versão impressa do Enem acontecem nos dias 17 e 24 de janeiro
(Foto: )

Com a aproximação da aplicação da prova na versão impressa do Enem 2020, os jovens e adultos se preparam para realizar o exame em Santa Catarina. Ao todo, 121.167 candidatos irão realizar a prova no Estado. Desses, 2.970 estão inscritos no Enem Digital e o restante na versão original do exame. A maioria dos candidatos de SC são mulheres e brancos, diferentemente da realidade nacional.

A versão impressa será realizada nos dias 17 e 24 de janeiro. Em modelo-piloto, a avaliação nacional deste ano também contará com aplicação digital no dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

> Enem 2020: estudantes podem consultar data, hora e local de prova

> Enem 2020: o que fazer se o participante estiver com Covid-19

Mais de 5,6 milhões de brasileiros irão participar da prova impressa no Brasil. Santa Catarina abriga cerca de 2% dos inscritos. São Paulo é o Estado com mais participantes do país, seguido por Minas Geais e Bahia.

O perfil dos participantes de Santa Catarina no Enem 2020

Cerca de 60% dos inscritos no Exame Nacional que realizarão a prova em Santa Catarina são mulheres, o restante é composto pelo público masculino. A maioria dos candidatos variam entre 21 e 30 anos de idade. Há também muitos inscritos com 18 e 19 anos. Uma quantidade pequena de participantes tem mais de 60 anos (197) ou menos de 16 (298).

O Exame é dedicado àqueles que estão concluindo o Ensino Médio, mas candidatos que ainda não estão cursando o terceirão podem realizar a prova como treineiros. Há também aqueles que já concluíram o Ensino Médio mas buscam aprovação em alguma instituição de Ensino Superior. 

> Entenda como será a primeira edição do Enem digital

> Enem 2020: Inep antecipa horário de abertura dos portões em meia hora

Em Santa Catarina, cerca de 40 mil participantes concluíram o terceiro ano em 2020; 15 mil estão realizando a prova como treineiros, 63 mil concluíram o Ensino Médio em outros anos e 979 participantes nem concluíram, nem estão cursando o EM.

Em relação a cor/raça, 70% dos participantes em Santa Catarina são brancos, enquanto 20% são pardos. A realidade do Estado do Sul não representa os dados do Brasil, que possui 47% dos inscritos pardos, 13% pretos e 34% brancos.

> Professores de Florianópolis dão aulas gratuitas para o Enem 2020 pela Twitch

Participantes de 56 cidades de Santa Catarina se inscreveram na versão impressa do Enem 2020. Os municípios com mais candidatos são Florianópolis (14 mil), Joinville (11 mil) e São José (5 mil), já as cidades do Estado com o menor número de inscritos são Quilombo (313), São Joaquim (361) e Seara (388).

Enem Digital em SC

Pela primeira vez, o Exame Nacional contará com uma versão digital. Os participantes terão que se dirigir ao local de provas, mas ao invés de realizarem a avaliação em um caderno impresso, farão em um computador. A versão digital será aplicada nas cidades de Blumenau, Brusque, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville e São José. 

> ProUni 2021 abre inscrições para seleção de bolsistas

Em 2020, na hora da inscrição, os candidatos puderam optar por realizar a prova impressa ou digital. A implantação dessa nova maneira de realização do exame será progressiva, com previsão de consolidação em 2026. Nesta edição, 96.086 candidatos responderão a avaliação digital nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, sendo 3% dos participantes de Santa Catarina.

*Com supervisão de Raquel Vieira

Leia também:

Motorista teme pegar Covid em bafômetro de blitz da lei seca

Homem morre após ser atingido por retrovisor de caminhão na BR-101 em Joinville

Reforço no Fisco ajudou a superar meta de arrecadação no Estado

Colunistas