nsc
hora_de_sc

Está chegando

Enem 2020: Professores de Florianópolis dão aulas gratuitas pela Twitch

Plataforma gamer é utilizada para gerar mais interação e engajamento com os alunos

12/01/2021 - 14h00 - Atualizada em: 13/01/2021 - 08h48

Compartilhe

Maria Eduarda
Por Maria Eduarda Dalponte
Professor e fundador do Aprove-se, Gudi leciona matemática na Twitch
Professor e fundador do Aprove-se, Gudi leciona matemática na Twitch
(Foto: )

Dois professores da rede privada de Florianópolis se juntaram durante a pademia e começaram a gravar vídeos de resoluções de questões do Enem em um canal chamado Aprove-se, no YouTube. Após um mês de trabalho, um aluno sugeriu que aulas de reforço fossem feitas ao vivo em uma plataforma de streaming, a Twitch.

> Entenda como será a primeira edição do Enem digital

> Enem 2020: o que fazer se o participante estiver com Covid-19

Com o isolamento social, essa plataforma, utilizada principalmente pelo público gamer e jovem, teve um alto crescimento. Os dois educadores resolveram, então, aproveitar a sugestão e organizar um curso preparatório para o Enem, com duração de dois meses, contendo todas as áreas de conhecimento e mais cinco professores. 

As casas do professor de Física, Léo, e do professor de Matemática, Gudi, se transformaram em estúdios de segunda a quinta-feira no período da noite. Profissionais de disciplinas de todas as áreas de conhecimento abordadas no Enem passaram a lecionar ao vivo no canal do Aprove-se na Twitch. 

As aulas tinham cerca de 30 alunos fiéis se preparando para o Exame Nacional de 2020, marcado para janeiro de 2021. O curso alcançou 760 inscritos na Twitch, 1.929 seguidores no Instagram e 12.900 inscritos no YouTube, onde são postadas dicas de conteúdos.

> UFSC é a 23ª melhor universidade da América Latina, aponta pesquisa

Os professores usufruiram de muitas plataformas e ferramentas disponíveis utilizadas pelos jovens. Além da Twitch, fóruns de discussão entre alunos e professores foram criados no Discord, outro canal famoso entre os gamers. Essa ideia surgiu para que os alunos, em tempo de pandemia, pudessem se interessar e focar nos estudos em casa: 

— A resposta foi super positiva. A Twitch, apesar de ser uma plataforma de games, permite uma interação muito mais próxima com os alunos. Fizemos questão de tentar "copiar" a forma como os gamers interagem com seu público, forçando ao máximo a participação dos alunos através do nosso chat — explicou Leonardo Meirelles, o professor Léo, um dos fundadores do Aprove-se.

> ProUni 2021 abre inscrições para seleção de bolsistas

No início do curso a maioria dos alunos eram de Santa Catarina, mas com o andar das aulas, outros estudantes foram se juntando à plataforma, principalmente do Estado de São Paulo. João Teixeira, 17, que começou a assistir às aulas pela Twitch após descobrir o curso por um dos professores, almeja cursar Cinema na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ele terminou o Ensino Médio em 2020 em uma escola da Grande Florianópolis e buscou fazer o curso para organizar seus estudos para o Enem:

— Eu decidi começar o curso porque estava ansioso a respeito da pandemia e dos estudos e precisava de melhor organização para estudar para o Enem. O curso me ajudou bastante nisso. Os professores conseguem manter a nosssa atenção, interagem bastante respondendo perguntas e explicam de forma didática, o que nos ajuda muito a entender o conteúdo.

> Enem não será usado para vagas do 1º semestre do Sisu, decide Ministério da Educação

Faltando cinco dias para o início da aplicação do Enem Impresso, os professores do Aprove-se estão com uma programação de revisão para a prova na Twitch. Todas as aulas iniciam às 17h, confira:

Cronograma de Revisão | 12/01 até 15/01

12/01 - Revisão de Biologia

13/01 - Revisão de Literatura, Filosofia e Sociologia

14/01 - Revisão de Geografia e Literatura

15/01 - Revisão de Geografia

Cronograma de Revisão | 18/01 até 22/01

18/01 - Revisão de Química

19/01 - Revisão de Biologia e Física

20/01 - Revisão de Matemática

21/01 - Revisão de Biologia e Física

22/01 - Revisão de Matemática

> Enem 2020: Inep antecipa horário de abertura dos portões em meia hora

Confira 5 dicas para se sair bem no Enem 2020

Os professores do Aprove-se prepararam cinco dicas para você se tranquilizar e se concentrar na hora da prova.

Dica 1 - O Enem é uma avaliação longa, por isso é importante focar nas questões fáceis, não se preocupe em pular questões. 

Dica 2 - Muitas questões tem preposições conceitualmente corretas mas que não estão de acordo com a interpretação do texto base. Verifique se é realmente a resposta que a questão está pedindo.

Dica 3 - Nas questões de exatas não se esqueça de destacar as grandezas necessárias para encontrar a resposta com as respectivas unidades de medida.

Dica 4 - Nas questões de humanas e na redação é importante saber contextualizar os acontecimentos do passado com momentos presentes.

Dica 5 - Cuidado com a ansiedade e o nervosismo na hora da prova, caso precise, pare durante uns 3 minutos, feche os olhos e respire bem fundo tentando manter a concentração na sua respiração.

*Com supervisão de Raquel Vieira

Leia também:

Médico cita "cenário assustador" da Covid e pede mais restrições

Catarinense sobrevive ao nono paredão no Big Brother italiano

Criança cai de bicicleta e morre atropelada em Itajaí

Colunistas