nsc
    dc

    Quase lá

    Checklist Enem 2020: recomendações e tudo que você precisa saber para a prova

    Máscara é obrigatória durante todo o período de permanência no local de provas; participantes com Covid-19 precisam de laudo médico para confirmação

    14/01/2021 - 06h04

    Compartilhe

    Maria Eduarda
    Por Maria Eduarda Dalponte
    17 de janeiro é o primeiro dia de aplicação do Enem 2020
    17 de janeiro é o primeiro dia de aplicação do Enem 2020
    (Foto: )

    Em 2020, o Enem terá três aplicações: a digital, a regular e a reaplicação. O primeiro dia de prova será para a versão impressa em 17 de janeiro. Além do nervosismo com a aproximação da data, esta edição traz ainda mais um desafio: a pandemia da Covid-19. Por isso, o NSC Total preparou o checklist final do Enem 2020 para você ficar bem preparado e tranquilo com a chegada do Exame, confira.

    > Enem 2020: estudantes podem consultar data, hora e local de prova

    > Enem 2020: o que fazer se o participante estiver com Covid-19

    Horário do Enem

    O Inep antecipou a abertura dos portões dos locais de aplicação da prova em meia hora. Eles serão abertos às 11h30 (horário de Brasília) e fechados às 13h todos os dias. A prova inicia às 13h30 e termina às 19h no primeiro dia e às 18h30 no segundo.

    O que levar no dia do Enem

    - Documento oficial com foto (obrigatório)

    - Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente (obrigatório)

    - Máscara (obrigatório)

    - Cartão de confirmação (recomendado) - O documento possui número de inscrição, a data, a hora e o local de realização do exame, a solicitação de atendimento especializado e o nome social, caso solicitado e aprovado

    - Um lanche (recomendado) - São até 6h dentro da sala de aplicação. É recomendado que se leve um lanche, além de água

    - Álcool gel (recomendado) - O Enem disponibilizará álcool em todas as salas, mas caso o participante tenha condições, é melhor levar o seu

    > Enem 2020: mulheres e brancos formam a maioria dos candidatos inscritos em SC

    O que não levar no dia do Enem

    Todos os objetos que não estejam listados acima devem ficar guardados na mochila ou no porta-objetos. Por isso, recomenda-se que o candidato leve a menor quantidade de objetos possíveis e leve equipamento eletrônico apenas se necessário. Qualquer dispositivo eletrônico deve ficar desligado e guardado. Caso toque durante a aplicação, o participante estará automaticamente eliminado.

    - Equipamentos eletrônicos deverão ser guardados no porta-objetos desligados. 

    - Óculos escuros e artigos de chapelaria. 

    - Caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos

    - Livros, manuais, impressos, anotações

    - Relógio de qualquer tipo

    Medidas de segurança da Covid-19

    É obrigatório o uso de máscaras de proteção facial durante toda a aplicação. O equipamento deve cobrir toda a boca e o nariz e não pode ser retirado no local de aplicação da prova, na sala ou pátio. A máscara poderá ser retirada durante a prova apenas para comer ou para troca, já que é recomendado que o candidato leve mais de um equipamento de proteção.

    O único momento em que é obrigatório retirar a máscara é antes de entrar na sala de provas, para a identificação do participante. O candidato deve retirá-la sem tocar em sua parte frontal e higienizar as mãos com álcool em gel próprio ou fornecido pelo aplicador, antes de entrar na sala.

    Os participantes devem manter o distanciamento no pátio e na sala, além de seguir as demais medidas de segurança da Covid-19 e passar álcool em gel sempre que entrar na sala de provas. Recomenda-se não passar a mão na máscara, olhos ou nariz durante toda a aplicação da prova. As salas terão até 50% de lotação e pessoas do grupo de risco serão ensaladas de maneira diferenciada.

    Estou doente e agora?

    O participante que estiver com Covid-19 deverá comunicar sua condição na Página do Participante até um dia antes da aplicação do Exame. O Inep fará uma análise para aprovar ou reprovar a participação do candidato na reaplicação da prova, que acontece em fevereiro. Para compravar a doença, não é necessário a realização do teste, mas é preciso anexar na página do Enem um laudo médico, que deve constar nome completo do participante, diagnóstico com a descrição da condição, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença, além da assinatura e da identificação do profissional, com o registro do Conselho Regional de Medicina.

    > Professores de Florianópolis dão aulas gratuitas para o Enem 2020 pela Twitch

    O candidato que estiver com outras doenças infectocontagiosas, como Coqueluche, Difteria, Doença Invasiva por Haemophilus Influenza, Doença Meningocócica e outras meningites, Varíola, Influenza humana A e B, Poliomielite por poliovírus selvagem, Sarampo, Rubéola e Varicela, deve seguir o mesmo procedimento e solicitar a participação na reaplização

    Um dia antes da aplicação

    Se o diagnóstico ocorrer no dia da aplicação, o participante deverá conseguir um laudo médico e além de enviar a documentação na Página, deverá entrar em contato com o 0800 616161 e relatar sua condição para agilizar a análise do Inep. Se o documento for aprovado, o candidato poderá participar da reaplicação do Exame em fevereiro.

    Na hora da aplicação

    O participante que tiver indisposição ou problemas de saúde durante a aplicação da prova e precisar sair do local do exame não poderá retornar à sala de provas, nem solicitar a reaplicação.

    > ProUni 2021 abre inscrições para seleção de bolsistas

    Um dia antes do Enem

    Deixe tudo organizado um dia antes da aplicação da prova para que a noite de sono seja tranquila e sem preocupações. Escolha a roupa que irá usar, separe o lanche e a garrafa de água, coloque em uma bolsa as canetas pretas de material transparente, o documento com foto e imprima o cartão de confirmação, se possível. Lembre-se de separar a máscara que você usará e, se possível, mais uma ou duas para trocar na hora da aplicação da prova. Ácool em gel também é um importante item para levar na bolsa. Confira no cartão de confirmação o local da sua prova e organize o transporte que você irá utilizar.

    No dia do Enem 2020

    Após uma boa noite de sono, se alimente bem, tome um banho e tenha uma manhã tranquila. Organize com antecedência a sua saída de casa e programe-se para chegar às 11h30 no local de aplicação da prova. Fique atento às regras do Enem e mantenha distância dos outros participantes.

    Durante a prova, foque nas questões que você sabe resolver e preste muita atenção nos enunciados. Faça primeiro os exercícios mais fáceis e deixe para depois aqueles que demandam mais tempo, visto que o Enem é uma prova extensa.

    Preste atenção nos comandos do fiscal, controle o seu horário pelo quadro e, caso esteja muito nervoso, tome água e dê uma pequena pausa para se acalmar. Leia as orientações do exame com atenção e utilize o seu tempo com sabedoria. Boa prova!

    Leia também

    Falta de gasolina afeta pelo menos 100 postos na Grande Florianópolis

    Nova lei amplia concorrência no setor de transporte de passageiros em Santa Catarina

    Estado promete para fevereiro nova proposta sobre uso do transporte marítimo em SC

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Educação

    Colunistas