Para se dar bem na carreira não basta ter um bom desempenho nas entrevistas ou conseguir uma vaga em uma empresa renomada. É claro que isso é muito importante, pois é o começo. Contudo, para criar e manter uma carreira de sucesso é fundamental ter um bom networking.

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

Objetivos do networking

Antes de iniciar o famoso networking é preciso entender o que ele significa e para que serve. “O networking é a criação e manutenção de uma rede de contatos, geralmente profissionais”, explica Mariana Almeida, psicóloga com foco em psicoterapia e orientação profissional. O principal objetivo do networking é obter novas oportunidades de negócios e novas posições de trabalho, intercâmbio de conhecimentos e formação de alianças profissionais.

Consolidando o networking

Após estabelecer alguns contatos profissionais, é importante saber como cultivá-los. “A melhora no networking acontece quando se consolida os relacionamentos previamente estabelecidos, sempre se mantendo em contato com eles e também tomando cuidado para não os deixar somente como um instrumento para alavancar a sua carreira ou resultados profissionais”, alerta Mariana Almeida.

> Dicas de como lidar com a frustração no trabalho e na carreira

Continua depois da publicidade

Dicas para melhorar o networking

Se você tem dificuldade em estabelecer e manter contatos profissionais, não se preocupe. A psicóloga Mariana Almeida dá dicas infalíveis para você melhorar o seu networking e alavancar sua carreira.

  • Tempo livre: use-o para contatar pessoas importantes para você, vá a palestras, cursos, seminários e workshops. Utilize esse período a seu favor.
  • Cartão de visita: tanto nos locais mencionados no item acima quanto em outros, a possibilidade de conhecer alguém que contribua com sua área de atuação existe. Entregar e receber cartões são boas formas de iniciar uma relação.
  • Se torne interessante para os outros: não foque somente no conhecimento técnico de sua área. Transite entre os assuntos, mostrando que você tem algo mais a oferecer.
  • Saiba sobre política: leia jornais, blogs e assista aos noticiários.
  • Invista na vida cultural: vá ao cinema e ao teatro, assista séries e leia livros fora da sua área de atuação. Acompanhe campeonatos esportivos que mais gosta, entre outros assuntos que possam ser um tópico de conversa.
  • Mantenha os seus contatos próximos: não contate a sua rede somente quando precisar. Chame-os para sair, curta ou registre algum comentário em suas redes sociais, ou seja, se interesse por outros aspectos da vida de seus contatos.
  • Redes sociais: utilizá-las para manter o contato é, hoje em dia, fundamental. Ao mesmo tempo, é preciso certo cuidado para não se expor demais.

Leia também

Como ser um programador de software? É a área com mais vagas de TI em SC

Forbes inclui podcast produzido em Blumenau em lista de programas para alavancar a carreira

Geração de emprego em Santa Catarina é destaque nacional

Destaques do NSC Total