Com 39 anos de história, a escola Príncipes do Samba passa ser presidida por uma mulher pela segunda vez. A advogada especialista nos direitos da mulher, Ana Paula Nunes Chaves, assume o novo posto como presidente a partir deste semestre. Com a forte presença feminina, a escola já se prepara para o desfile do próximo ano.

Continua depois da publicidade

Fundada em 1986, a escola era uma paixão na vida de Ana Paula desde a infância. A nova presidente conta que cresceu em uma família que sempre viveu o carnaval como o momento mais esperado e especial do ano.

— Foi só na adolescência, ao conhecer o Kênia, que descobri que esse amor também podia florescer aqui, com a mesma força e alegria — conta.

Veja fotos da nova presidente

A conexão entre a advogada e a escola vai além da memória afetiva. Em 2009, Ana Paula integrou a diretoria da Príncipes do Samba e viveu de perto um dos momentos mais marcantes da escola, o batismo pela Portela, com a presença do Monarco, figura ilustre do carnaval carioca.

Continua depois da publicidade

Fotos de meio século mostram como clube negro se fortaleceu em Joinville

— Ser a segunda mulher na presidência da nossa Escola de Samba é uma honra e, ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade. Não é apenas ocupar um cargo, é romper barreiras, abrir caminhos e fortalecer o espaço das mulheres em um ambiente que, historicamente, foi majoritariamente masculino — comenta.

Para Ana Paula, assumir o novo cargo é um símbolo de resistência, sensibilidade e compromisso com a comunidade. 

— É tempo de vozes femininas comandarem o batuque, com respeito, sabedoria e amor pelo que fazemos. E é com esse espírito que recebo essa missão, disposta a honrar cada passo e construir um carnaval ainda mais diverso, forte e representativo para todos e todas — destaca.

Preparação para o próximo ano 

Após o sucesso no desfile de 2025, a nova presidente já revela detalhes do que os foliões podem esperar para o próximo ano. A Príncipes do Samba deve desfilar com 300 componentes e busca pelo 14° título, com o retorno da competição.

Continua depois da publicidade

Após longa pesquisa e votação, o tema do próximo desfile da escola no carnaval de Joinville foi definido como “Baobá, Árvore Sagrada: morada do tempo, saberes, memórias e residências”. A partir de agora, a escola entra na fase de “carnavalização”, ou seja, o carnavalesco irá transformar a informação em carnaval, com alas, alegorias, cores e tudo o que a festividade merece.

— 2026 será lindo! Estamos motivados a fazer o melhor carnaval que a Príncipes já teve. Lutaremos para deixar os joinvilenses orgulhosos dessa cultura tão rica — afirma Ana Paula.

Antonietas

Antonietas é um projeto da NSC que tem como objetivo dar visibilidade a força da mulher catarinense, independente da área de atuação, por meio de conteúdos multiplataforma, em todos os veículos do grupo. Saiba mais acessando o link.

*Sob supervisão de Leandro Ferreira

Leia também

Prefeitura de cidade mais antiga de SC cancela contrato de travessia de lancha; entenda

Fóssil da era dos dinossauros chega a praia de SC para exposição inédita